Municípios de Minas participam de projeto pró coleta seletiva

Posted by:Márcio Martins

Catadores de seis municípios participaram de uma reunião no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) para apresentação do projeto “Consolidação da Coleta Seletiva em municípios mineiros com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis”. Trata-se de um acordo de cooperação técnica entre o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), via CMRR, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo é apoiar a coleta seletiva nas cidades mineiras, nas quais as organizações de catadores sejam contratadas para prestação do serviço nos termos das legislações nacional e estadual, de modo a construir um modelo a ser incorporado como política pública de coleta seletiva para replicação em Minas Gerais e na América Latina.

Serão contemplados os seguintes municípios e empreendimentos: Itaúna (COOPERT), Paracatu (COOPERCILA), João Monlevade (ATLIMARJOM), Pará de Minas (ASCAMP), Lavras (ACAMAR) e Porteirinha (ASCARP). Sendo que mais de 230 catadores serão comtemplados.

“Esse projeto tem uma importância muito grande para o SERVAS, lembrando que ele corrobora com a missão dessa nova gestão, que visa apoiar projetos que complementam políticas públicas, e esse projeto, apoiado pelo BID, tem essa característica. Esperamos que esse projeto sirva de modelo tanto para o cenário mineiro quanto para o Brasil”, ressaltou o representante do SERVAS Rodrigo Fernandes.

Os prefeitos de Itaúna e João Monlevade, Osmando Pereira da Silva e Teófilo Torres, respectivamente, participaram da reunião e assinaram o termo de adesão ao projeto.

Técnicos do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) ficaram responsáveis por acompanhar o projeto nos seis empreendimentos de catadores. “Nós esperamos fazer da coleta seletiva e da reciclagem um bom negócio, não só como mecanismo de inclusão social, mas também um negócio lucrativo para os municípios e para a indústria de reciclagem”, destacou o coordenador do INSEA, Luciano Marcos.

Comments

    portaldocatita

    goste desta informação me ajudou muito obrigado

Comments are closed.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA