fevereiro 28, 2014 1 Comentário

Mais de 800 catadores de todo o Brasil vão trabalhar durante a Copa do Mundo

 

A Copa do Mundo no Brasil traz uma surpresa que vai beneficiar os catadores de materiais recicláveis de todo o país e suas organizações. Trata-se de uma iniciativa da Coca-Cola, em parceria com a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), que realizará durante o evento uma coleta seletiva com a inclusão dos catadores, chegando a 840 trabalhadores em todo o país.

 

A empresa já está realizando o treinamento dos catadores que vão participar nas 12 cidades que vão receber os jogos. Em Belo Horizonte 70 catadores organizados estão recebendo os treinamentos. Ontem, 27 de fevereiro, cerca de 40 catadores participaram da capacitação ministrada por profissionais da Coca-Cola. O curso teve uma carga horária de 4h e nas aulas os catadores aprenderam como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o mundial. Eles foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho que será utilizada dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.

 

O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Luiz Henrique da Silva, aponta essa iniciativa como um marco na história dos catadores. “Para o MNCR a atuação dos catadores durante a Copa do Mundo no Brasil representa um novo e importante passo em busca da valorização e reconhecimento do trabalho que fazemos. É um avanço na relação com as empresas e na questão da logística reversa”, ressalta Luiz Henrique.

 

Durante a Copa das Confederações da FIFA no ano passado a Coca-Cola realizou um projeto semelhante que serviu de teste para a Copa do Mundo. Durante o treinamento o Diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo, Victor Bicca, ressaltou o sucesso da experiência realizada, “A participação dos catadores foi fundamental para o resultado das atividades durante a Copa das Confederações. Por isso resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso, criamos o Treinamento para Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da FIFA”, disse o Diretor.

 

Durante a Copa do Mundo todo o lixo sólido, que possa ser reaproveitado, produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola participantes do projeto Coletivo Reciclagem, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 300 cooperativas em 22 estados.

 

Em Belo Horizonte, todo o material coletado no Mineirão será destinado à Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede Economia Solidária (Cataunidos) e à Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (REDESOL). A estimativa é que sejam produzidas mais de cinco toneladas de resíduos recicláveis a cada partida da Copa do Mundo.

 

Os 70 catadores que vão atuar durante os jogos serão dividido em esquipes que serão posicionadas no Mineirão de forma que atenda os 136 coletores de recicláveis espalhados dentro do estádio e em sua esplanada. Os catadores serão credenciados pela FIFA e pela Polícia Federal, responsável pela segurança nos arredores do estádio. Cada trabalhador vai receber 80 reais por dia pelo trabalho prestado mais benefícios para almoço e transporte.

 

Todo o material recolhido será levado para as associações por caminhões disponibilizados pela Coca-Cola que serão equipados pelo Catasig, software desenvolvido pelo MNCR no ano passado para monitoramento e gestão de pessoas e logística das cooperativas, que vai facilitar na pesagem e no transporte do material coletado.

 

Para o Coordenador de Sustentabilidade da Copa do Mundo da Fifa, Fábio Cidrin, o Brasil precisa avançar em relação a implantação da coleta seletiva. “A Coca-Cola intende que a coleta seletiva tem que ser feita com a inclusão dos catadores. Não da pra pensar em coleta seletiva sem a participação efetiva desses trabalhadores”, disse Cidrin.

Ainda segundo Cidrin a iniciativa da Coca-Cola tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil. A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.

Comments

    Keizon

    Futebol ainda é paixão brasileira apesar dos tropeços na Copa do Mundo de 2014.

Comments are closed.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA