By Márcio Martins On outubro 24, 2014 1:21 pm

Os moradores do município de Três Pontas têm motivos para comemorar. Mais 34 bairros receberam a coleta seletiva solidária, com a participação dos catadores de materiais recicláveis da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar). Atualmente a coleta seletiva é realizada em 16 bairros, chegando assim em 50 bairros com a nova expansão do serviço.

Autoridades municipais, servidores ligados à Secretaria de Meio Ambiente, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Atremar), estudantes das Escolas Municipais Professor João de Abreu Salgado, Antonieta Ferracioli Duarte, Solange Mendonça Reis e do Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu participaram do lançamento da segunda etapa de implantação da Coletiva Seletiva em Três Pontas.

A Coleta Seletiva está sendo implantada em Três Pontas em etapas, através de parceria firmada entre a Prefeitura, Atremar, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). “Em abril de 2014 foi instalada a primeira fase com os 16 bairros, chegando atualmente a 50 bairros. A meta para o início de 2015 é completar a região urbana, atingindo 100% de cobertura. Esta iniciativa é financiada pela Danone, através do Projeto Novo Ciclo”, explica a Educadora Social do Insea, Renata Siviero Martins.

Nos novos setores, o recolhimento pela Atremar será feito a partir da próxima semana, nas quartas e quintas-feiras. A coleta nos 16 bairros que já contam com o serviço acontece às terças-feiras. Ainda segundo a Educadora Social, o município de Três Pontas caminha para se tornar exemplo a ser seguido por outras cidades mineiras. Isto porque a Cidade vem cumprindo com eficiência os desafios contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010).

Entre as exigências já atendidas por aqui está o aterro sanitário funcionando em conformidade com as leis. Em Três Pontas não existe mais o lixão que, aliás, deverá ser extinto em todo Brasil até o final deste ano. Outra conquista é a Coleta Seletiva implantada em parceria com os Catadores.

O Catador de Poços de Caldas, Mobilizador Social do Projeto Novo Ciclo e representante do MNCR no Sul de Minas, Antônio Aparecido Almeida, reforça o que disse Renata e exalta a importância dos cidadãos estarem cada vez mais conscientes que são peças fundamentais na compartilhada Política de Gestão de Resíduos Sólidos onde cada um tem a sua tarefa. E para que essa conscientização se firme, Renata destaca que a Coleta Seletiva contribui para a conservação do meio ambiente, para o aumento da vida útil do aterro sanitário e ainda gera trabalho e renda para os Catadores.

“Vamos separar papéis, vidros, metais e plásticos. Tudo isso é vendido para a indústria recicladora e retorna para a gente, economizando nossos recursos naturais, evitando – por exemplo – o corte de árvores e a exploração de minas de petróleo. Além disso, o dinheiro da venda é o rendimento que mantém os Catadores e suas famílias”, completou a Educadora.

Em Três Pontas e outras cidades do Sul de Minas, o Insea, o MNCR e a Danone podem contribuir na relevante missão de implantar a Coleta Seletiva, por intermédio do Projeto Novo Ciclo.

Vale destacar que a Atremar agora tem sede própria. O barracão e a aquisição de caminhão de coleta e equipamentos, tais como, prensa e balança foram conquistados com verbas oriundas de um projeto de Três Pontas aprovado na Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA