insea-transforme-se_em_mudanca
janeiro 23, 2015 Nenhum Comentário

Transforme-se em mudança

Em tempos de falta d’água em muitas cidades, as diversas formas de economia do recurso mineral mais valioso para os seres vivos são bem-vindas. Uma forma de economia que só traz benefícios é a reciclagem. Você sabia que a cada tonelada de papel/papelão reciclada gera uma economia de até 30 mil litros de água?

Cada cidadão pode chegar a produzir até 1 kg de “lixo” por dia. Separe o seu resíduo seco e encaminhe para uma associação de catadores. Além de ajudar a prolongar a vida útil dos aterros sanitários, contribui diretamente com a economia de diversos recursos minerais, como por exemplo, areia, árvores, petróleo, área territorial, energia elétrica, além da água.

A reciclagem é um processo industrial que converte o resíduo descartado (lixo) em produto semelhante ao inicial ou em outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo (mercado de consumo) o que é jogado fora.

Pra começarmos a evoluir em relação à reciclagem precisamos mudar o conceito de lixo. O que tratamos como lixo na verdade é fonte de riqueza, matéria prima (ainda que secundária) e fonte de trabalho e renda. Segundo dados recentes do Banco Mundial, cerca de 4 milhões de latino-americanos vivem da separação e venda de materiais recicláveis.

Essa é uma mudança que só pode ser realizada a partir de cada um. Para evoluir em relação à reciclagem é necessário que cada cidadão repense a sua forma de levar a vida e sua relação com o meio ambiente. Rever o consumo. Gerar resíduos é gerar gastos ao planeta.

Dicas para economizar água:

  • Banhos demorados gastam até 120 litros de água. Em um banho de 5 minutos você economiza energia e até 90 litros de água.
  • Mantenha a válvula da descarga regulada ou troque os vasos sanitários por modelos mais eficientes para evitar vazamentos. Cada descarga pode consumir até 30 litros de água. As válvulas modernas e a caixa acoplada ao vaso descarregam apenas 6 litros por vez. O vaso a vácuo utiliza apenas 1 ou 2 litros de água.
  • Feche bem a torneira após o uso. Uma torneira pingando gasta quase 50 litros por dia. Em filete, o desperdício chega a 750 litros, e aberta consome até 45 mil litros durante um dia.
  • Molhe as plantas com um regador, de preferência à noite ou ao nascer do dia. Com mangueira o gasto chega a quase 200 litros em 30 minutos.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA