insea-tecnicos_capacitam_catadores_cariacica
abril 22, 2014 Nenhum Comentário

Técnicos do Insea capacitam catadores em Cariacica

Teve início na última quarta-feira, 16/04/2014, o curso de capacitação para catadores de material reciclável de Cariacica. O curso é oferecido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea). De abril a junho, os participantes receberão noções de gestão, cooperativismo, associativismo, responsabilidade social, liderança, transparência, planilha de custo, comercialização e logística.

Os primeiros a receber a capacitação são os membros da Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável (Acamarp), localizada em Nova Rosa da Penha 2. O curso para a Acamarp será ministrado nos dias 16, 23 e 30 de abril, e 7 de maio, das 15 às 17h. Depois será a vez da FlexVida, associação de catadores localizada em Nova Canaã, nos dias 14, 21 e 28 de maio, e 4 de junho. A capacitação para os catadores acontece por meio da Gerência de Saneamento Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), responsável pela parceria com o Insea.

A capacitação é uma atividade ligada à Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo, Reunes, e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Este projeto tem como foco estratégico a organização dos catadores para a integração das diferentes associações e ampliação da capacidade produtiva dos empreendimentos, promovendo a comercialização integrada dos resíduos sólidos, a sensibilização dos gestores locais para implantação de programas de coleta seletiva e o estimulo a participação responsável da sociedade na segregação dos materiais recicláveis.

Cariacica Recicla

O Programa Cariacica Recicla é uma iniciativa da Prefeitura que foi criado em 2008 e tem como objetivo principal a separação dos resíduos em sua origem: residências, comércios, indústrias e outros, além de maximizar a reciclagem, gerar emprego e renda, dispor os resíduos gerados adequadamente e cumprir a legislação e as normas aplicáveis. Hoje, todo o material reciclável recolhido no município é encaminhado para associações de catadores.

Cariacica conta com a coleta seletiva nos bairros Vila Capixaba, Caramuru, Nova Canaã, Flexal I e Flexal II. Em Nova Canaã, Flexal I e Flexal II, a coleta seletiva é feita uma vez por semana: sempre na quinta-feira, a partir das 17h. O material recolhido tem como destino a Associação de Catadores FlexVida, de Nova Canaã, e a Associação Beneficente dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarp), de Nova Rosa da Penha 2.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA