insea-seminar_de_redes
abril 3, 2014 Nenhum Comentário

SEMINÁRIO DAS REDES TRANSFORMA BH NA CAPITAL DA COLETA SELETIVA INCLUSIVA

No dia 7 de abril, às 19 h, no Auditório da Casa de Retiros São José,  à Av. Itaú, 475- Bairro Dom Bosco, tem abertura o SEMINÁRIO REDES – REDES REGIONAIS: FORTALECENDO E RE-CRIANDO A RECICLAGEM POPULAR – A hora e a vez dos catadores de materiais recicláveis.  O evento – que reúne especialistas e catadores de Minas Gerais, Espírito Santo de Amazonas – promove amplo debate sobre a conjuntura dos resíduos no Brasil e as estratégias de efetivação da coleta seletiva e da reciclagem popular.

Data: 07, 08 e 09 de abril/2014

Local: Casa de Retiro São José

Avenida Itaú 475 – Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte-MG

TEMA: “REDES REGIONAIS: FORTALECENDO E RE-CRIANDO A RECICLAGEM POPULAR – A HORA E A VEZ DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS”

 PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRO DIA – 07/04/2014 (PROGRAMAÇÃO EXTRA)

SEMINÁRIO REDES

1500 às 16:30    Credenciamento – acolhida

17:00 às 18:30    Abertura Ofícial

Celebração de acolhida, composição da mesa de abertura e pronunciamento dos convidados.

18:30 às 19:30

Jantar de boas vindas

20:00 às 21:00

Ensaio do flash mob (intervenção urbana para o diálogo com a cidade)

 

SEGUNDO DIA 08/04/2014

07:00 às 08:30    Café da manhã

08:30     CELEBRAÇÃO DA MANHÃ: “Da força da união e organização nasce a reciclagem popular.

Responsável: Equipe Reciclando Oportunidades (Norte e RMBH)

09:00 às 11:30    Painel de diálogo e debates: “RECICLAGEM POPULAR: “PELO FIM DAS DESIGUALDADES NA CADEIA DA RECICLAGEM”

01.          Catadores do Brasil – avanços, desafios e estratégias para fazer acontecer a reciclagem popular – Convidado: Fagner Jandrei – coordenação do MNCR/RS

02.          Construindo a rota tecnológica que favoreça a reciclagem a partir das redes regionais. Convidado – Luciano Marcos – INSEA/ORIS

03.          O mercado da reciclagem no Brasil – desafios e oportunidades para as redes regionais. Convidada: Jacqueline Rutkowski – Instituto Sustentar/ORIS

04.          A logística reversa e as oportunidades de negócios na cadeia da reciclagem. Convidados: ABIHPEC e TETRAPARK

05.          O programa Cataforte III como estratégia de apoio e fomento às redes de catadores no Brasil. Convidados: Representante da Funasa e Marcello Brandão – Programa Petrobras Socioambental

Mediação: Fernando Tadeu David – INSEA/ORIS

Debatedores: Irineide (AM), Roberval (SP), Valdete (MG) Maria do Carmo (ES)

 

11:30 às 12:30

Debate e síntese final

12:30     Almoço.

13:30 às 15:30    Aprofundamento temático nos espaços redes: Fazendo a lição de casa para acontecer a reciclagem popular (Roteiro com questões chaves)

15:30 às 16:30    FEIRÃO DA RECICLAGEM POPULAR: Partilha de saberes e sabores

16:30 às 19:00    DIALOGANDO COM AS CIDADES: Flash Mob de lançamento da Campanha da Reciclagem Popular

Praça Sete – Centro de Belo Horizonte/MG.

20:00 às 23:30    Jantar e festa de confraternização

 

 

TERCEIRO DIA – 09/04/2014

07:00 às 08:30    Café da manhã

08:30

CELEBRAÇÃO DA MANHÃ: “Fortalecer os organizados e promover a inclusão dos catadores de rua e lixão – Um mais um é sempre mais que dois.”

Responsável: Equipe Insea do Amazonas, Espiríto Santo e Cataunidos

09:00 às 11:30

TENDAS DE SABEDORIAS – Partilhando experiências, construindo conhecimentos  e estratégias para fazer avançar a reciclagem popular

Tenda 01: Central de comercialização  e logística de redes. Anfitrião: Diogo Tunes(Insea)

Convidados: Rede Cata Paraná, Valdete (Catavales), Marcos Antonio (Coopersol Leste)

Tenda 02: Desigualdade de Gênero e diversidade sexual na catação. Anfitriã: Angela Rosane (Insea) Convidadas: Madalena (Cataunidos), Sílvia da Paixão (Asmare)

Tenda 03: Metodologias para inclusão de catadores de Rua e Lixão. Anfitrião: Guilherme Fonseca (Insea). Convidados: Alfredo Matos (Asmare), Juscilei Custódio (MNCR/CNDDH),  Evaldo (Sul de Minas)

Tenda 04: Prestação de serviços de coleta seletiva para prefeituras, grandes geradores e grandes eventos. Anfitrião: Marcelo Alves (Insea). Convidados: Representante da Coopert, Neide (Coomarp -Rede Sol)

Tenda 05: O mercado de resíduos eletroeletrônicos – oportunidades e desafios para as redes. Anfitriã: Cinthia Versiani (UFMG). Convidado: Gilberto (Cataunidos), Cristiano (Guarulhos-SP)

Tenda 06: A mobilização e comunicação como estratégias de fortalecimento da coleta seletiva e catadores. Anfitrião: Dimir Viana (Insea) Convidados: Leandro (Coopert), Antonio Coquito (Insea), Luênia Oliveira (Ação Reciclar/Sul)

Tenda 07: Diálogo com o poder público e a luta pela efetivação dos direitos dos catadores. Anfitriã: Luana Lima (CNDDH). Convidados Maria do Carmo (Reunes/ES), Irineide Lima (MNCR), Janaina (Zona da Mata),

Tenda 08: Beneficiamento industrial de recicláveis. Anfitrião: Júlio Máximo (JMÁXIMO/Sebrae) Convidados: FernandoGodoy (Cataunidos), Marislene (Insea), Leonardo (ASCAP)

Tenda 09: Estratégias de fortalecimento da coleta seletiva e aumento da eficiência dos catadores. Anfitriã: Jacqueline Rutkowski (Instituto Sustentar) – Convidados: Antonio Almeida (Ação Reciclar) Minas)

11:30 às 13:00

Partilha dos saberes, avaliação final e celebração de encerramento/envio.

13:00     Almoço de despedida.

15:30 às

17:00     RODA DE DIÁLOGO (Programação aberta) – A LUTA DOS CATADORES NA AMAZÕNIA – ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO  E ALIANÇAS.

Convidados: Lideranças do MNCR no AMAZONAS e Marcela Vieira (Insea-AM)

 

Realização:

MNCR – MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

INSEA – INSTITUTO NENUCA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

REDES: Cataunidos, Catavales, Redesol, Rede Sul-Sudoeste de Minas, Rede Zona da Mata, Rede Norte de Minas, Rede Triângulo Mineiro, Noroeste, REUNES/ES, Rede Catanorte/AM.

OBSERVATÓRIO DA RECICLAGEM INCLUSIVA E SOLIDÁRIA – ORIS

(INSEA – MNCR – DRS/BANCO DO BRASIL – INSTITUTO SUSTENTAR – UFMG: Núcleo Alter-nativas e NEPEM – CNDDH – WIEGO)

 

Apoio: DANONE – MTE/SENAES – MPMG/CIMOS – FUNDACIÓN AVINA – ABIHPEC – BANCO DO BRASIL – FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL – FUNASA – BNDES – COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR DA ALMG – CEMPRE – TETRAPARK – CREA-MG –

 

Patrocínio: PROGRAMA PETROBRAS SOCIOAMBIENTAL

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA