março 18, 2014 Nenhum Comentário

SÃO PAULO: MOSTRA DE CINEMA AMBIENTAL

A 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece no mês de março na cidade de São Paulo, promoverá sessões em universidades e instituições de ensino com a exibição do filme “Trashed: Para onde vai o nosso lixo?”, seguida de debate. As sessões, que integram o Circuito Universitário, acontecem durante todo o mês e visam promover o acesso e a reflexão dos universitários a respeito de temas ambientais. Será também um convite para assistirem aos outros filmes da Mostra, que serão exibidos em salas de cinema da capital de 20 a 27 de março.

No filme, o premiado ator Jeremy Irons dá uma volta pelo mundo abordando as questões relativas ao lixo, mostrando que o problema é de todos. Em uma conversa global com especialistas, cientistas, ativistas e pessoas comuns afetadas diretamente pelos problemas ocasionados com o lixo, o ator mostra diferentes nuances do problema. O filme mostra-se apropriado para debates as questões diretamente relacionadas a separação, coleta, destinação, consumo consciente. E foi escolhido para suscitar o debate nas universidades num momento em que o Brasil implanta sua Política Nacional de Resíduos Sólidos. Nosso lixo é um problema que afeta a todos nós, e tem suas raízes na forma como consumimos e como somos estimulados a consumir pela publicidade.

Dirigido por Candida Brady o longa busca uma reflexão sobre os perigos reais e imediatos que o acumulo de lixo representa à nossa saúde e ao meio ambiente, onde os resíduos sólidos poluem não apenas o solo mas também o ar e a água. O filme aborda, entre outras questões, a contaminação do solo, reciclagem, lixões e usinas de incineração.

Participam do Circuito Universidade São Judas Tadeu, Universitário Fundação Getúlio Vargas, Cásper Líbero, USP, Mackenzie, PUC e Senac. Além da exibição do filme serão promovidos debates envolvendo representantes do corpo docente e profissionais de mercado, como forma de mobilizar os estudantes para questões desta natureza ainda em sua formação.

“Vamos investir na formação de público e incentivar a produção audiovisual também nas instituições de ensino, promovendo o debate e facilitando o acesso à informação de qualidade para os futuros gestores e tomadores de decisão,” define o Diretor da Mostra Ecofalante, Chico Guariba.

Sinopse

Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo?

Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? (Trashed – No Place for Waste) – Direção: Candida Brady | Reino Unido | 2012 | 97’ | Produção: Candida Brady & Titus Ogilvy | Roteiro: Candida Brady | Fotografia: Sean Bobbitt Edição: James Coward, Kate Coggins e Jamie Trevill | Sinopse: Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos. | Principais Festivais e Prêmios: Festival de Cannes – França; Tokyo International Film Festival – Japão (Prêmio Especial do Júri); FIFE – International Environmental Film Festival – Paris, França (Prêmio Especial de Documentário); Planet in Focus Film Festival – Toronto, Canadá; Festival do Rio – Brasil; Abu Dhabi Film Festival – Emirados Árabes Unidos.

Site oficial: www.trashedfilm.com/ | Trailer: vimeo.com/86043508

Nas salas de cinema da capital

De 20 a 27 de março de 2014 os paulistanos poderão conferir longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil.

Os filmes, classificados nas temáticas cidades, economia, energia, povos e lugares e campo, abordam questões como energia nuclear, o uso de animais como cobaias, organismos geneticamente modificados, urbanismo e a vida nas grandes cidades, extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades inteiras, localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo.

“A Mostra entra em sua terceira edição se consolidando em São Paulo como espaço para conferir produções de várias partes do mundo que marcam presença inclusive em grandes festivais de cinema. Estes filmes, praticamente inéditos no Brasil, não entram em circuito depois, salvo algumas exceções. É uma oportunidade única de assistir a estas produções. É também um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia,” diz Chico Guariba, diretor da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Como nas edições anteriores, além da mostra contemporânea, que traz o que de mais novo e melhor vem sendo produzido, haverá uma retrospectiva histórica e uma homenagem.

Washington Novaes será o homenageado da terceira edição da Mostra. Repórter, editor, diretor e colunista em várias das principais publicações brasileiras, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo, comentarista de telejornais das Redes Bandeirantes e Manchete, e no programa Globo Ecologia. No programa “Globo Repórter” dirigiu documentários como “Amazonas – a pátria da água” e “As crianças do reino do Porantim” (roteiros de Thiago de Mello), “A doença dos remédios”, entre outros. Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries “Xingu – a terra mágica”, “Kuarup”, “Pantanal” e “Xingu – a terra ameaçada”. Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, e também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Os filmes serão exibidos em salas do circuito de cinema da cidade, como Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural. Além das exibições dos filmes, a Mostra promoverá debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Toda a programação é gratuita e será divulgada em breve na página da Mostra.

Site oficial: ecofalante.org.br/mostra

Facebook: facebook.com/mostraecofalante

Twitter: @MostraEco

Instagram: instagram.com/mostraecofalante

Fonte:

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA