maio 13, 2013 Nenhum Comentário

MNCR E INSEA NO PROGRAMA CALEIDOSCÓPIO

A conjuntura da gestão e destino dos resíduos e o comprometimento da população com a coleta seletiva.O Programa Caleidoscópio da TV Horizonte, no próximo dia 15, quarta-feira, abre espaço para o trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Participam do debate Gilberto Warley Chagas (catador, membro da Rede Cataunidos e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR) e Cristina Mendes Altavilla Luttner ( Engenheira Ambiental do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – Insea). O Caleidoscópio  é apresentado pelo jornalista Elias Santos (foto). O programa vai ao ar às 17 h, ao vivo, pelos canais: 19 (TV aberta), 24 (Oi TV) e 22 (Net). A programação é reprisada na quinta-feira (16), às 12 h. O telespectador pode participar do debate através de telefone, e-mail,  facebook e twiteer.  Veja informações nos final desta matéria!

 

A SITUAÇÃO DOS RESÍDUOS

A produção de lixo é um tema que preocupa toda a sociedade. Dados  da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) aponta que cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo em média por dia. O Brasil coleta diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui. Em 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados, de acordo com dados da Pesquisa.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010, representa avanço significativo na administração do lixo no país. A PNRS coloca como dever de casa a necessidade dos municípios brasileiros de implantarem suas políticas com a inclusão dos catadores de materiais recicláveis e investirem na educação ambiental da população. Os catadores, com suas associações e cooperativas vêm desenvolvendo o trabalho de reaproveitamento dos resíduos. Desta forma, contribuindo para o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

 

O CALEIDOSCÓPIO

O Programa – que discute temas como política, economia, comportamento, novas mídias, cidadania, cultura e outros – tem direcionamento para o público adolescente jovem.  Realizado com presença de auditório na arquibancada, o Caleidoscópio provoca análises e debates dos temas propostos com participação do público (na arquibancada), via telefone ou redes sociais (facebook e twitter).

O programa terá a apresentação cultural da Banda Manitu.

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

 

SERVIÇO:

 INSEA E MNCR NO CALEIDOSCÓPIO – TV HORIZONTE

DIA: 15 (Quarta-feira)

Horário:  17h

Reprise

Dia 16

Horário: 12h

E-mail: [email protected]

Fan Page: facebook.com/programacaleidoscopiotv

Twitter: @caleidoscopiotv

Telefone: (31) 3469-2544

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA