setembro 18, 2013 Nenhum Comentário

JACUTINGA RELANÇA E FORTALECE COLETA SELETIVA

O próximo dia 20 (sexta-feira) marca o relançamento do Programa de Coleta Seletiva em Jacutinga  no sul de Minas Gerais.  A iniciativa protagoniza um formato integrado na região, que se inicia na cidade e envolve outros municípios, formando o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Ambiental Sustentável (CIDAS). A atividade reúne, neste objetivo socioambiental, as parcerias da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDR)   e  Secretaria de Saúde, da Cooperativa de Produção de Reciclagem de Jacutinga, do  Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) , do Grupo Danone (Unidade Jacutinga) e das escolas municipais. O evento tem ampla programação de conscientização e mobilização da comunidade jacutinguense. Participam da solenidade autoridades dos municípios consorciados: Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Monte Sião, Ouro Fino, e Tocos do Moji. Informações pelo fone: (35) 3443.1223. Veja programação no final desta matéria!

COLETA SELETIVA FORTALECIDA

A redução dos resíduos lançados na região traz problemas e, consequentemente, preocupações de ordem ambiental, social e econômica.  Kleber Lasmar , coordenador de meio ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDR) explica que é “urgente a necessidade de se adotar ações que possibilitem a redução dos resíduos, já que os aterros estão comprometidos em seu tempo de vida útil.”  Envolver toda a sociedade num mutirão consciente traz benefícios para o município. Na avaliação de Lasmar, a contribuição direta da população, reduzirá os custos da cidade na destinação dos resíduos.

Sendo a SEDR uma secretaria nova, o coordenador explica que há um empenho de esforços para fortalecer o trabalho da Cooperativa e valorização do trabalho dos catadores. “A prefeitura disponibiliza caminhão com motorista de segunda a sexta-feira e um coordenador administrativo”, afirma. Lasmar detalha que está em curso um convênio de subvenção à Cooperativa para o pagamento de despesas de telefone, internet e combustível.   E acrescenta “estamos juntos no apoio e divulgação do Projeto da Coleta Seletiva.”

 

UNIÃO DE TODOS

Atendendo às prerrogativas da  Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNGRS), trazendo compromissos para o gestores municipais, a cidade integra o CIDAS. O coordenador Lasmar explica que o consórcio está atento à coerência com as  demandas das exigências ambientais e de desenvolvimento sustentável.  “Uma de nossas  responsabilidades será corrigir os aterros existentes, implantar e operar o novo”,  comenta. Porém, para ele, o ponto fundamental será a implantação da coleta seletiva em todas as cidades consorciadas. “O CIDAS pretende criar mecanismos para efetiva redução e correta destinação dos resíduos gerados, através da coleta seletiva, apoiando aos municípios na criação e/ou fortalecimento de associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, destaca.

Mobilizar a cidade na formação de parcerias e alianças sinaliza a atitude corresponsável de todos os que preconizam a qualidade de vida, o meio ambiente e o desenvolvimento local.  Além do CIDAS, Lasmar reforça a importância da atuação conjunta e ativa com diversos setores da população.  Ele explica a existência, na cidade, do Fórum, que forma o Conselho da Cidade. “Nas reuniões mensais, discutimos os assuntos de interesse público, com representação de toda a sociedade,” como, no caso, as intervenções voltadas à gestão de resíduos, a coleta seletiva e a inclusão socioprodutiva dos catadores.

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

Foto: Planeta 1410

 

SERVIÇO:

RELANÇAMENTO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA EM JACUTINGA NO SUL DE MINAS

Dia: 20 de setembro (sexta-feira)

Informações:  (35) 3443.1223.

 

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA – PALÁCIO DA ARTES

08h: Abertura – Kleber  S.Lasmar – Coordenador do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDR

08h 10 min: Noé F. Rodrigues – Prefeito Municipal

08h 20 min: Renata Siveiro Martins – Educadora Social – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA)

08h 25min: Antônio – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

08 h 30 min: Apresentação da peça Teatral RECICLE-SE – 1ª Turma das Escolas Municipais

09 h 30 min: Apresentação da peça Teatral RECICLE-SE – 2 ª Turma das Escolas Municipais

10h 30 min: ENCERRAMENTO

13h 30 min: MOBILIZAÇÃO SOCIAL – Praça Francisco Rubin – Equipe do Programa de Saúde da Família/PSF- Endemias da Secretaria de Saúde

16h: Apresentação da peça Teatral RECICLE-SE – Correto da Praça

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA