Insea e catadores participam de vídeo sobre Pró-Catador

Posted by:Márcio Martins

Catadores de materiais recicláveis e técnicos do Insea foram entrevistados por uma equipe de produção de áudio visual para descrever as boas práticas que estão sendo realizadas pela instituição junto aos catadores. Além das experiências executadas pelo Insea em Minas Gerais, outros quatro estados também foram escolhidos como experiências exitosas: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Esse trabalho é um fruto do projeto Articulação, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (SENAES), que visa dar divulgação aos projetos que tiveram bom êxito nas diversas linhas que o programa Pró-Catador atua. Foram traçados quatro temas, escolhidos pelo comitê gestor que é formado 50% por catadores do Movimento Nacional dos Catadores (MNCR): Abordagem dos Catadores e Mobilização; Atividade de encubação; Relação com o Poder Público; Controle Social.

As gravações começaram em novembro do ano passado no estado da Paraíba e foram finalizadas no início deste ano em Minas Gerais. A equipe de filmagem entrevistou técnicos do Insea, catadores que participaram do Pró-Catador e gestores públicos. Foram feitas imagens nas cooperativas COOPERT, em Itaúna, e na COOPESOL-LESTE, em Belo Horizonte.

O filme, que está sendo produzido de forma humanizada e respeitando a realidade de cada empreendimento, está previsto para o mês de março. “Quando optamos por criar uma ferramenta que trouxesse uma representatividade maior e mais fiel dessas pessoas, foi para que esses possam realmente se ver nesse filme. Temos a intenção de criar um diálogo verdadeiro com os catadores e que eles possam se sentir, de fato, empoderados no conteúdo”, disse Rodrigo Gonzaga, membro da equipe de filmagem e responsável pelas entrevistas.

Rodrigo também destaca a oportunidade de conhecer os diferentes trabalhos que são realizados nos estados por onde passaram. “Para a nossa equipe foi uma experiência sem igual. Rodamos do Nordeste ao Sul do país e conseguimos delinear algumas especificidades de cada Estado e, principalmente, como cada grupo opta por se organizar e se empoderar do processo”, disse.

Em Minas Gerais, tanto na COOPERT quanto na COOPESOL-LESTE, a equipe acompanhou o caminhão da coleta seletiva porta a porta que está sendo realizada na cidade de Itaúna e nos bairros Floresta e Colégio Batista em Belo Horizonte. O que significa um avanço no processo de prestação de serviço dentro do modelo de coleta seletiva solidária, com a inclusão dos catadores.

Um dos diretores do Insea e Coordenador Técnico no Pró-Catador, Guilherme Fonseca, falou sobre o papel do Insea na mediação e incitação dos empreendimentos de catadores no processo de organização e reivindicação dos direitos junto ao poder público. “A gente sempre preza pelo o que está posto na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que é a inclusão dos catadores dentro dos programas de coleta seletiva. Fazemos o papel de escutar os catadores e conhecer o que estes desenvolvem em seus municípios e buscamos fazer a interlocução desses trabalhadores junto à gestão pública. Sempre atuando ao lado dos catadores dando um suporte técnico de qualidade, mas colocando o catador como o protagonista do processo de desenvolvimento organizacional”, destaca.

Em avaliação feita pelo assessor do Projeto Articula(Ação) UNITRABALHO, Tainá Labrea, o Insea é uma das entidades exemplos para o SENAES. “O Insea é uma das entidades de referência no Brasil em apoio aos catadores. As entidades da sociedade civil organizada, no geral, tiveram uma ótima execução do projeto junto à SENAES. Foram as que conseguiram começar o trabalho em tempo e desenvolver boas ações. O Insea tem um trabalho histórico tanto de fortalecimento das bases quanto de apoio político aos catadores. Portanto, conseguiu cumprir todas as principais recomendações da SENAES, que são a criação do comitê gestor e a contratação dos catadores para execução das mobilizações e abordagens. É uma entidade parceira que vem apoiando todas as atividades”, destaca Tainá.

Pró-Catador

O Programa Pró-Catador, executado pela SENAES, tem 54 parceiros no Brasil, entre parceiros governamentais, entidades da sociedade civil organizada, universidades e cooperativas de catadores. O programa tem como objetivo integrar e articular as ações do governo federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Ao mesmo tempo, visa melhorar as condições de trabalho desses profissionais, ampliando as oportunidades de inclusão social e econômica e expandindo a coleta seletiva de resíduos sólidos, a reutilização e a reciclagem.

O programa prevê ações nas áreas de capacitação, formação, assessoria técnica, incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários, pesquisas e estudos sobre o ciclo de vida dos produtos e a responsabilidade compartilhada, aquisição de equipamentos, máquinas e veículos, implantação e adaptação de infraestrutura física e a organização de redes de comercialização e cadeias produtivas integradas por cooperativas e associações de trabalhadores.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA