insea-catadores_recebem_capacitacao_em_cinema
janeiro 27, 2015 Nenhum Comentário

Filhos de Catadores recebem capacitação em cinema

 

 

Buscando criar caminhos e alternativas de oportunidades para inserção dos jovens filhos de catadores de materiais recicláveis, a Rede Cataunidos, formada por 34 associações de catadores de Belo Horizonte, Região Metropolitana, Estrada Real e Centro-Oeste, criou o “Projeto Recicla Filmes”. A iniciativa visa capacitar 45 jovens selecionados para participação no projeto. Serão 250 horas de aulas prática e teórica com professores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Recife,  resultando na produção de 08 curta-metragens sobre o tema de resíduos sólidos urbanos e o trabalho realizado pelos catadores. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Rede Cataunidos para a educação ambiental e fortalecimento da coleta seletiva solidária, através do “Projeto  Reciclar em Rede – Gerando trabalho e renda”, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

A aula inaugural, que acontece no próximo sábado (31/01/2015) no Lugar de Cinema, conta com as presenças da designer de produção de Hollywood, Jeannine Oppewal, (quatro vezes indicada ao Oscar) e do também premiado diretor, produtor e roteirista uruguaio Pablo Stoll (Festival de Cinema Internacional de Rotterdam, Cannes, Goya, dentre outros), que falarão com os jovens sobre a sétima arte. Na sequência os alunos começam a cumprir a grade curricular do curso, sendo, sensibilização ao cinema, fotografia, novas mídias, roteiro, edição, direção de documentário, produção, som para cinema, e, por fim, a filmagem e edição do curta-metragem.

O projeto Recicla Filme conta com a parceria do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT) e o Centro Cultural Lugar de Cinema.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA