insea-entidades_se_unem_para_avancos
março 27, 2015 Nenhum Comentário

Entidades se unem em busca de avanços

Representantes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) se reuniram nesta sexta-feira, 27/03/2015, com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O encontro teve como objetivo estreitar os laços com o Governo Estadual visando possíveis parcerias que possam contribuir no avanço das políticas ligadas ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos e com o desenvolvimento socioeconômico dos catadores de materiais recicláveis.

Também participaram da reunião o Subsecretário da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, Fernando Tadeu, e a Diretora do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Jacqueline Rutkowski. O diretor presidente do INSEA, Luciano Marcos, fez uma breve apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Instituto, dentre eles as sete redes estruturadas que existem no estado de Minas Gerais e os principais pontos que constituem o projeto Cataforte do Governo Federal.

“Os catadores estão na ponta da cadeia da reciclagem, realizando todo o trabalho antes de chegar às indústrias e não são remunerados e valorizados da forma em que deveriam. A principal estratégia que desenvolvemos para vencer este ciclo de exploração é avançar com o cooperativismo”, disse Luciano Marcos ao Diretor de Apoio aos Arranjos e Cadeias Produtivas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcel Henrique.

O representante do MNCR, Luiz Henrique, destacou o importante papel desenvolvido em Minas Gerais em relação à reciclagem e o resgate dos direitos dos catadores como cidadãos. “Estamos buscando estreitar as relações com o atual Governo de Minas, que nos últimos 12 anos não nos apoio da forma adequada. Esperamos iniciar uma nova etapa no estado”, ressaltou Luiz Henrique.

O Diretor, Marcel Henrique, demonstrou que o atual governo está disposto a dialogar com os catadores e esforçar em atender as demandas do setor de gestão dos resíduos sólidos. “Vejo muitas possibilidades de parcerias entre as instituições e organizações aqui presentes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Temos que refazer o atual trabalho, que é feito de forma desfragmentada, montando um plano maior para que o trabalho surta efeito”, disse Marcel.

A Coordenadora da Pastoral Nacional do Povo de Rua, Cristina Bove, também participou do encontro e levantou as principais questões da Pastoral. “Temos que levar em consideração a heterogeneidade da população em situação de rua para desenvolver ações para melhorar a vida dessas pessoas. Em 2010, graças ao trabalho de mobilização social, o governo federal criou um comitê interministerial que dialoga com a questão do povo da rua”, explanou Cristina.

Uma próxima reunião ficou pré-agendada entre os interessados para meados do mês de abril. O próximo encontro está marcado para o Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA