IMG_2298
março 1, 2016 Nenhum Comentário

Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis

Na última terça-feira, 1º de março, foi celebrado o “Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis”. Uma data importante para se refletir sobre o trabalho que milhares de pessoas em todo o Brasil e no mundo realizam para sustentar as suas famílias. Repensar a nossa relação com o resíduo que geramos diariamente é um bom começo para que essa reflexão traga bons resultados para o meio ambiente que já está tão castigado.

Os catadores são responsáveis pela retirada de toneladas de materiais recicláveis das vias públicas, margens de rios e córregos e de demais locais inapropriados para o descarte do que já não nos serve mais. Com esse trabalho enchentes são evitadas, ou apassivadas, além de trazer sobrevidas para os aterros sanitários e poupar recursos naturais que servem de matéria-prima.

Portanto, é um dia que devemos celebrar e agradecer pelo trabalho de pessoas que prestam um serviço de extrema importância para o nosso planeta e que ainda não tem os seus direitos respeitados por grande parte dos gestores públicos e da população. Segundo dados do Banco Mundial, existem cerca de 15 milhões de catadores espalhados pelo mundo.

 

O que é lembrado no Dia Mundial do Catador?

(informações retiradas do site do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – mncr.org.br)

Este dia foi criada no Primeiro Encontro Internacional de Catadores, que reuniu 34 países na Colômbia em 2008 em memória da tragédia nesse país, onde cerca de 10 trabalhadores foram mortos dentro de uma universidade.

Os Catadores foram enganados por pessoas da Universidade Livre de Barranquilla, convidando-os a juntarem-se à unidade para a entrega de recicláveis. Uma vez lá dentro, foram espancados até a morte com paus e tiros para venderem seus corpos para pesquisa e tráfico de órgãos. A situação trágica foi relatada para a polícia por um sobrevivente que após o ataque fingiu estar morto e fugiu para denunciar.

Isto é o que hoje reúne os recicladores do mundo como base, o que demonstra claramente a vulnerabilidade da profissão e da urgência da formalização deste importante trabalho.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA