Desafios e avanços pautam segundo dia de Expocatadores

Posted by:Márcio Martins

O segundo dia da Expocatadores 2015 deu início com a mesma animação e energia do dia anterior. Os atores do Grupo Parangolé, responsável pelas apresentações artística do evento, receberam os participantes com músicas e encenações que levaram todos à reflexão. Ainda na atividade de abertura, o mestre de cerimônia do encontro pediu um minuto de silêncio em memoria das vítimas do crime ambiental ocorrido no mês passado no município de Mariana-MG, quando uma barragem da mineradora Samarco/Vale se rompeu.

O primeiro painel de debate teve como tema central “A Reciclagem Popular e a Gestão dos Resíduos Sólidos no Brasil – tendências, desafios e soluções”. O debate contou com a participação do professor de economia da Universidade de São Paulo – USP, Ricardo Abramovay, que falou da Gestão de Resíduos Sólidos para uma sociedade mais próspera. Citou a importante participação do catador na logística reversa e apontou a questão do poluidor pagador. “As empresas é que devem pagar a conta da logística reversa. Além de pensar produtos 100% recicláveis”, disse.

A engenheira do Instituto Sustentar e membro do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), Jacqueline Rutkowski, também participou da mesa que ainda contou com a presença de dois catadores representando o MNCR e um representante do MTE/Senaes. “Estamos fazendo o esforço de entender o trabalho dos catadores e traduzir isso para a engenharia”, ressaltou Rutkowski ao falar sobre as rotas tecnológicas desenvolvidas pelo ORIS. “Os catadores são um importante elo dentro da cadeia produtiva da reciclagem”, completou.

Dentre outros importantes debates que aconteceram ao longo do segundo dia da Expocatadores 2015, podemos destacar os temas: “O Fechamento dos Lixões e a Inclusão Sócio Produtiva dos Catadores” e “O Cataforte III e o Protagonismo da Juventude Catadora”.

O Coordenador do Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores (CIISC), Ary Pereira, participou do painel que tratou da questão do fechamento dos lixões e destacou a relevância do veto da Presidenta, Dilma Rousseff, da medida provisória que buscava adiar o fim do prazo para o fechamento dos lixões. Ary também falou do protagonismo dos catadores e o reconhecimento pelo governo federal dos resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis como um bem econômico. “O CIISC tem um lado. E nós estamos do lado dos catadores”, disse Ary.

A catadora Laissa Sobral, 22 anos, participou do painel de discussões “O Cataforte III e o Protagonismo da Juventude Catadora” junto com a catadora Tereza Felipe da Costa, catadora há mais de 50 anos. Um dos assuntos tratados foi a questão da participação dos jovens no universo da catação. “Achei muito importante tratarmos de temas como a violência contra o jovem e contra a mulher catadora. Nós jovens temos muito pela frente. Porque estamos pegando a história da catação já no caminho. Temos o desafio de manter a união e organização da categoria”, destacou Laissa.

Amanhã, 02/12, é o último dia da Expocatadores 2015, quando vai acontecer a Marcha Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Será uma manifestação dos catadores do Brasil pela Coleta Seletiva Solidária com contratação e pagamento por serviços prestados pelos catadores. O ato terá a participação dos catadores que estão na Expocatadores. A concentração está marcada para as 9h na Praça da República, com destino à Prefeitura de São Paulo.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA