dezembro 13, 2013 Nenhum Comentário

COOPERSOL-Leste comemora 10 anos de muito trabalho e vitória

A Cooperativa dos Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste, COOPERSOL-Leste, comemora seus 10 anos de existência com muita alegria e sentimento de vitória. Foi com muito suor e trabalho que a Cooperativa se firmou como importante organização de catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte. Por isso as comemorações foram marcadas com lagrimas de alegria e muita energia positiva.

“O nosso lema é sempre acreditar. É acreditando que a gente consegue alcançar os nossos objetivos. Tem que caminhar com vontade e responsabilidade.” Essas foram as palavras da Presidente da COOPERSOL-Leste, Vilma Estevam, que recepcionou os convidados com agradecimento e um belo sorriso no rosto.

Outra figura importante na história da COOPERSOL-Leste é Marcos Elias (Marcão). O fundador e ex-presidente da cooperativa também deu as boas vindas aos convidados e exaltou a importância do trabalho coletivo na história da organização. “Os 10 anos de conquistas da Cooperativa só aconteceu graças ao grupo forte que conseguimos unir. Aprendemos que nada é impossível, mesmo com diversas dificuldades”, ressaltou Marcão.

A COOPERSOL-Leste atua em Belo Horizonte desde 2003 nos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril. Atualmente a cooperativa conta com 43 cooperados que atuam na triagem de materiais recicláveis dentro dos princípios e valores da economia solidária. A Cooperativa é uma das organizações que participam do programa de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte recebendo e gerenciando os materiais coletados por caminhões da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, SLU.

As comemorações vão até amanhã, mas quem compareceu nesta manhã no galpão da cooperativa que fica localizada no bairro Granja de Freitas, conheceu um pouco mais da história da organização assistindo a um vídeo que reuniu, além de imagens do dia-dia dos associados, depoimentos emocionados dos trabalhadores, como o de Maria dos Anjos. “Se eu não tivesse entrado para a cooperativa, talvez já estaria morta por causa de uma depressão. É muito bom trabalhar aqui”, ressalta a catadora que trabalha na COOPERSOL-Leste há quatro anos.

Além de assistir ao documentário, os convidados também tomaram um belo café da manhã ao lado dos catadores, assistiram uma apresentação mais do que divertida do palhaço Bambulino que arrancou várias gargalhadas do público. Logo na sequência, Vilma e Marcão homenagearam algumas pessoas que ajudaram a escrever a história da COOPERSOL-Leste, como Dona Valdete, líder comunitária que sempre apoiou a iniciativa dos catadores e defendeu a permanência no atual galpão.

Quem passar pelo galpão amanhã vai se divertir com a programação que vai contar com contação de história, casa do brincar, com uma roda de samba e um show com Cacá Gualberto. As atividades começam a partir das 9h na Rua São Vicente, 151, Bairro Granja de Freitas.

 

Jornalista e Assessor de Imprensa do Insea – Márcio Martins

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA