insea-comissao_especial_aprova_pec_309
dezembro 12, 2014 Nenhum Comentário

Comissão Especial aprova PEC-309

(Foto: Autor e relator da Pec 309 participaram de audiência pública na Expocatadores 2014)

A Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição, PEC 309/2013, de autoria do Deputado Federal Padre João, aprovou na última quarta feira, 10/12/2014, o relatório do também Deputado Federal Renato Simões. O parecer foi aprovado por unanimidade.

A PEC altera o parágrafo 8º do art. 195 da Constituição Federal, para incluir o catador de material reciclável como segurado especial da Previdência Social, como já acontece com os trabalhadores rurais e pescadores artesanais. Na prática, significa que o catador de material poderá se aposentar aos 60 anos, homem, e 55 anos para mulher. Além do gozo dos outros direitos como pensão por morte, auxílio doença e auxílio maternidade.

“Vencemos uma grande etapa. Agora é trabalhar para que PEC seja incluída na pauta da Câmara e votada ainda este ano. Os catadores prestam um grande serviço ao país. Lutam com dificuldades para ganhar o pão, limpam nossas cidades e contribuem para a preservação do planeta. O lixo que o Brasil recicla vem do trabalho destes profissionais. Isto gera economia. Economia de recursos naturais e renda para as famílias. Seria um bom presente de Natal dar a eles esta segurança previdenciária”, disse Padre João.

Saiba mais sobre a PEC-309/2013. 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA