Cataforte III é “combustível” para fortalecimento da Rede

Posted by:Márcio Martins

“O homem coletivo sente a necessidade de lutar…” esta frase foi escrita pelo músico pernambucano Chico Science, mas poderia perfeitamente ser de um catador de materiais recicláveis, que já entendeu muito bem a importância do cooperativismo e do trabalho em rede. O Projeto Cataforte III vem para renovar e fortalecer ainda mais esse espírito de integração.

União foi a palavra mais citada na primeira reunião geral pelo Cataforte III da Rede Cataunidos. O encontro, que reuniu representantes dos empreendimentos que constituem a Cataunidos, aconteceu hoje, 15/09/2015, em Belo Horizonte. O objetivo foi discutir sobre a importância do trabalho em rede, conhecer melhor o Cataforte III e começar a pensar sobre o plano de negócio.

Os membros da coordenação da Cataunidos, Maria Madalena e Gilberto Chagas, deram boas vindas aos catadores e falaram sobre as causas defendidas pelo Movimento Nacional dos Catadores, MNCR. “Não podemos nos esquecer dos compromissos que temos em somar as forças para alcançar os nossos objetivos. Da solidariedade que devemos ter com os catadores que ainda não estão organizados, muitos ainda trabalhando em lixões. E também de manter o dialogo com as outras redes do nosso estado e até mesmo do Brasil”, ressaltou Madalena.

A assessora regional do Cataforte III – MG/RJ, do Escritório Nacional do Cataforte, Marislene Nogueira, apresentou o Projeto para os catadores, além de um histórico das duas edições anteriores.

Com o intuito de trabalhar a “Estruturação de Negócios Sustentáveis em Rede”, o atual projeto tem como objetivo possibilitar avanços na cadeia produtiva e no mercado da reciclagem (comercialização conjunta; prestação de serviços; beneficiamento/agregação de valores aos materiais recicláveis; outras oportunidades de negócios). O Cataforte III também vem com o desafio de avançar na inclusão de catadores informais e na integração de políticas e iniciativas de apoio aos catadores.

“A Cataunidos é a maior rede de catadores de Minas Gerais e uma das maiores e mais importantes do país. Esperamos que com esse encontro possamos definir as ações estratégicas para o seu plano de negócios. A expectativa é que, por já ter um acumulo de experiência no trabalho em rede, principalmente em relação aos desafios da verticalização, a Cataunidos possa trazer referências para as outras redes do país”, disse Marislene.

Existem hoje no país mais de 30 redes de catadores constituídas e varias outras se organizando. O processo de organização da Cataunidos teve início no final dos anos 90 e sua formalização aconteceu em 2004.

O Projeto Cataforte é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o MNCR, Fundação Banco do Brasil, Petrobras, BNDES, Funasa, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego e a Secretaria Geral da Presidência da República.

Em Minas Gerais, cinco redes serão contempladas pelo Cataforte III, sendo: Cataunidos, Redesol, Catavales, Zona da Mata e Norte de Minas. O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, INSEA, em parceria com o MNCR, é a base de trabalho das redes Catavales, Zona da Mata e Norte de Minas, além de apoiar as outras duas redes sempre que necessário.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA