insea-balanca_planejamento_2015
fevereiro 26, 2015 Nenhum Comentário

Balanço e planejamento para 2015

O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, ORIS, realizou na última quarta-feira, 24/02/2015, a sua primeira reunião em 2015. O encontro contou com a participação de representantes das diversas instituições que compõem o ORIS, além de membros da Rede Cata Sampa, da Agência Nacional dos Catadores (ANCAT) e da Aliança Resíduo Zero Brasil.

No primeiro momento o diretor-presidente do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, INSEA, Luciano Marcos, apresentou um breve balanço das atividades desenvolvidas pelo ORIS ao longo do ano de 2014. As principais atividades apontadas foram: workshop Lixo Zero, o Encontro das Redes de Catadores, a visita ao projeto piloto de tratamento de orgânicos desenvolvido pela UFMG, a participação do Encontro Nacional de Conhecimento e Tecnologia e o II Seminário Nacional de Rotas Tecnológicas para Gestão de Resíduos com Reciclagem Popular.

Também participou da reunião o assessor da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais, Fernando Tadeu, que deu um breve panorama do atual cenário do Estado e falou sobre os projetos do novo Governo. “Vamos afirmar o desejo do atual governo de dialogar com a sociedade civil criando fóruns sociais. Esperamos que estes fóruns possam apontar as mais importantes linhas de trabalho de acordo com as necessidades dos movimentos sociais do nosso estado. Vamos buscar a sociedade para dialogar. É um desafio enorme, mas estamos muito envolvidos para alcançar esse objetivo”, disse Fernando Tadeu.

O assessor técnico da ANCAT, Dionne Manetti, apresentou pontos do acordo setorial e falou um pouco sobre as negociações que estão sendo feitas pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, MNCR, com as empresas. Segundo Dione, o principal grupo que está dialogando com o MNCR é a Coalisão, formado pelas principais empresas que fabricam embalagens. “Temos que somar inteligência junto aos catadores e construir ferramentas para desenvolver ações com o MNCR, visando o desenvolvimento e a valorização do trabalho dos catadores”, ressalta Dione.

Para finalizar o primeiro encontro do ano, a equipe do ORIS foi dividida em cinco grupos para a realização de uma “chuva de ideias”, apontando possíveis projetos para serem realizados em 2015. Dentre os pontos apontados estão fortalecer a discussão de gêneros nas bases de trabalho; a ampliação dos estudos sobre o reaproveitamento do resíduo orgânico; a realização do terceiro Seminário de Rotas Tecnológicas; e o fortalecimento do ORIS como elo entre entidades e instituições que tratam sobre a questão dos resíduos. A próxima reunião do ORIS ficou pré-agendada para meados do mês de março.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA