novembro 22, 2013 Nenhum Comentário

ASSOCIAÇÃO DE CÁSSIA VIVE NOVO TEMPO

Ascarpac avança em melhores condições para os catadores

 Com ânimo novo, a atual gestão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Preservadores Ambientalistas de Cássia (ASCARPAC) tomou posse no mês de junho de 2013.  Tendo o propósito de fazer a diferença na vida dos catadores e para a população da cidade, Samuel dos Santos Almeida, presidente da entidade, analisa que, nestes dois meses, a Ascarpac já faz diferença do trabalho desenvolvido. “Queremos fazer uma gestão transparente, que melhore a renda dos associados e tenha bom diálogo com o poder público”, ressalta o presidente. A Ascarpac atua em Cássia, há 08 anos,  na defesa do meio ambiente e na promoção da coleta seletiva com inclusão dos catadores.

  AVANÇOS

A prensa de resíduos na própria associação, proporcionando a melhora no material fornecido aos compradores é destacada por Samuel como o diferencial que a Associação vem conquistando. A consequência foi a melhora na negociação do preço.  O presidente explica que, do arrecadado pela entidade, 10% (dez por cento) ficam para fundo e 20%  (vinte por cento) para capital de giro.

Gestão eficaz com contas transparentes, dívidas acertadas, renda maior para os catadores e ampliação de parcerias. O presidente Samuel comemora o momento sinalizando que a associação adquiriu mais credibilidade junto a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores da cidade. “Temos o aluguel do galpão pago; bem como a coleta dos resíduos sólidos”, pontua o presidente como resultado da parceria efetiva com a gestão local.

Junto de todo o momento positivo, Samuel acrescenta que a melhora na organização do espaço da entidade e a responsabilidade dos associados vêm mudando a cara da Ascarpac junto ao povo de Cássia. O cenário vivido tem sido motivador.  De forma efusiva, ele declara “quanto a gente quer a gente faz”.

IMPACTOS NA CIDADE

A história da entidade alimentou, por parte da população, uma visão equivocada. “Por um bom tempo tínhamos uma imagem de um ferro velho particular, esclarece o presidente.  Com as mudanças na gestão, esta visão mudou. Hoje, “a população nos vê como uma associação que trabalha a favor do meio ambiente”, comenta Samuel.

Ideias e propostas não faltam à nova administração da Associação de Cássia. O presidente esclarece que já está em curso, uma ampla Campanha pela Coleta Seletiva, que será lançada em breve na cidade. “Vamos fazer este trabalho numa parceria da Ascarpac, Insea e Prefeitura”, adianta. E acrescenta o presidente, “queremos impactar a cidade, buscando a parceria de todos os cassienses”.

OS DESAFIOS

O lixão é uma grande questão a ser resolvida. As melhorias do trabalho têm que acontecer e avançar nos mais diversos campos da  cidadania e da inclusão social. Envolvido na solução, o presidente esclarece que o fim do lixão na cidade tem sido um bandeira permanente.

Reconhecendo o prazo de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – lei 12.305/2010 – ele ressalta que vem buscando a solução num diálogo permanente com a prefeitura local. “Estamos trabalhando de forma conjunta, Associação e Prefeitura para a retirada das pessoas de lá”, esclarece.

A educação ambiental deve ser assumida por todos. Samuel sonha com o envolvimento ativo da população com a separação e a destinação correta dos resíduos. “Temos o desafio social da conscientização pela coleta seletiva e de despertar na população a valorização do trabalho dos catadores”, comenta. Para o presidente, atacar os dois desafios contribuirá para a retirada dos que estão nos aterros, para a dignidade dos catadores, para maior coleta de materiais e melhora da renda dos associados.

O NOVO CICLO

Treinamento gera qualificação para atuar melhor. O presidente Samuel analisa que este é o ganho trazido pelo Projeto Novo Ciclo. Com uma gestão mais eficiente e buscando acertar, ele afirma “vamos aproveitar melhor as oportunidades e articularmos  de forma eficaz com o meio empresarial e  com os políticos”.

Acreditando na Rede que começa a se delinear entre as associações e cooperativas como iniciativa do Projeto Novo Ciclo, o presidente da Ascarpc prevê melhoras significativas. “Vamos conseguir negociar melhor, colocar preços e vamos ter melhores oportunidades.”

ALIANÇA QUE GERA BENEFÍCIOS PARA TODA A CIDADE

 A parceria entre o poder público, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a ASCARPAC é de suma importância. Sem esta união, não seriamos capazes de dar seguimento ao trabalho de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos em nosso município. A efetivação do trabalho em conjunto se dá na doação do espaço físico, na assessoria à gestão e à organização; bem como, no transporte do material a ser reciclado pela associação.

 Considerando que nossa população é de aproximadamente 18000 (dezoito mil) habitantes (área urbana e rural) e o volume coletado é de 13000 (treze mil) kg/dia, temos um volume expressivo de resíduos, os quais se não fosse o trabalho da Associação causaria um transtorno muito grande.

 O programa de Coleta Seletiva traz benefícios tanto na redução dos resíduos, evitando que sejam aterrados, na geração de renda para os catadores e associados à ASCARPAC e, consequentemente, dando qualidade de vida  aos associados.

 Gostaria que nossa população fosse mais consciente com o meio ambiente, separasse mais os reciclados, para melhor aproveitamento e facilidade da ASCARPAC no processamento de separação final do reciclado.

Juliano Sousa Xavier  -Secretário de Meio Ambiente de Cássia (MG)

 

CONHEÇA A ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E PRESERVADORES AMBIENTALISTAS DE CÁSSIA (ASCARPAC)

Endereço: Avenida Humberto de Almeida 1076, 37980-000 Cássia (MG)

Fone: (35)  8887.6164

Facebook: https://www.facebook.com/Ascarpac?fref=ts

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.

Foto: Arquivo ASCARPAC

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA