By Márcio Martins On novembro 18, 2014 2:23 pm

A cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Poços de Caldas, Ação Reciclar, está de casa nova. A inauguração do novo galpão, que aconteceu no sábado, 15/11/2014, contou com a relevante presença da diretoria da Danone, incluindo o atual diretor executivo da empresa, Emmanuel Faber, e o chairman da Danone, Franck Riboud.

Além dos representantes da Danone, patrocinadora do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas, também estavam presente o prefeito de Poços de Caldas, Eloisio Lourenço, o diretor presidente do instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Luciano Marcos, o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Luiz Henrique da Silva, e da coordenadora do Projeto Novo Ciclo, Leda Costa.

As honras da casa foram feitas pelo catador anfitrião Antônio Aparecido (Toninho) que contou um pouco de sua história na catação de materiais recicláveis, que teve inicio aos doze anos de idade, e da cooperativa Ação Reciclar, formalizada em 2005. “Esse é um sonho que estamos vivendo. Sou formado em curso superior e já trabalhei em outras empresas, inclusive na Danone. Mas aqui é o meu verdadeiro lugar. A minha vontade é de crescer junto com todos os catadores de materiais recicláveis”, disse Toninho. Atualmente a Ação Reciclar é presidida pela catadora Inês Maria da Silva, conta com 35 cooperados e tem a produção mensal de cerca de 100 toneladas de materiais recicláveis.

Durante a inauguração a diretora de sustentabilidade da Danone, Adriana Matarazzo, apresentou o Projeto Novo Ciclo Sul de Minas e seus principais objetivos para os presentes. “O nosso principal objetivo junto aos catadores do Sul de Minas é desenvolver pessoas e serviços nos empreendimentos, além de reduzir os danos ao nosso meio ambiente”, ressaltou a Diretora.

O diretor presidente do Insea, Luciano Marcos, também reforçou a importância da parceria entre a Danone, a Prefeitura representando o poder público e os catadores de materiais recicláveis. “Temos hoje a gestão dos resíduos sólidos como uma questão relevante em todo o mundo. Trabalhamos para que o cooperativismo seja a principal rota de resolução desse problema. Essa experiência que estamos vivenciando é um sucesso, levando em consideração que temos uma sólida parceria entre os catadores de materiais recicláveis, o poder público, a iniciativa privada e a população”, disse.

O momento de descerramento da placa foi realizado pela presidente da cooperativa Inês Maria, pelo prefeito Eloisio Lourenço, pelos diretores da Danone Emmanuel Faber e Franck Riboud e pelo representante do MNCR Luiz Henrique. Após o momento solene, o Prefeito agradeceu a presença de todos e salientou a importância deste momento. “A Danone desenvolve um importante papel em nossa cidade, gerando emprego e renda. Mas posso afirmar que o principal projeto desenvolvido em Poços é o Projeto Novo Ciclo. É importante conhecermos pessoas como o Toninho, a Luênia, a Inês, dentre outros catadores desse empreendimento. Essas pessoas levavam uma vida nada fácil e hoje trabalham com dignidade, organização e cuidando do seu próprio negócio. A Prefeitura e a Danone ajudam, mas a gestão é 100% deles. O que vocês vão ver aqui de melhor é o trabalho dessas pessoas”, ressalvou o Prefeito.

A Prefeitura de Poços de Caldas é parceira da Ação Reciclar e do Projeto Novo Ciclo realizando a coleta seletiva na cidade e levando todo o material para as cooperativas e associações de Poços. Além de disponibilizar galpões de triagem. Ainda neste mês a coleta seletiva será expandida para a região Sul da cidade, atendendo mais 40 mil habitantes.

Ao final da visita, o catador Luiz Henrique presenteou os diretores da Danone com artesanatos feitos com materiais recicláveis e agradeceu, mais uma vez, a parceria que a Danone desenvolve com os catadores. “A Danone foi a primeira empresa que relacionou com os catadores de materiais recicláveis, após a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a ótica socioeconômica mudando a vida de muita gente”, disse Luiz Henrique.

Em contra partida o Diretor Executivo da Danone, Emmanuel Faber, também demostrou satisfação com a parceria. “Nós é que agradecemos por tudo que estamos vendo. A Danone traz uma parte dessa parceria. A outra parte é desenvolvida com excelência por vocês”, disse Faber.

O novo galpão da Ação Reciclar conta com mais de 1 mil m² (metros quadrados) e está localizado no bairro Santa Clara em Poços de Caldas.

COPA DO MUNDO DA DANONE

Após a inauguração do novo galpão da cooperativa Ação Reciclar, a diretoria da Danone seguiu para a cidade de São Paulo, onde aconteceram as finais da Danone Copa das Nações, o maior torneio de futebol infantil do mundo, evento reconhecido pela FIFA.

O evento aconteceu na tarde do último domingo, 16/11/2014, na Arena Corinthians (Itaquerão) e contou com a participação de 32 equipes de diferentes países. A grande final foi entre os times do Japão e Paraguai. O time oriental levou a melhor vencendo a partida por 1 x 0.

Um estande do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas foi montado nas dependências do estádio. Os catadores de materiais recicláveis das associações e cooperativas e técnicos que atuam no Novo Ciclo ficaram responsáveis por apresentar o trabalho para os visitantes.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA