outubro 24, 2012 Nenhum Comentário

PROJETO PETROBRAS AGENDA 21

O Programa Petrobras Agenda 21 foi criado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades das áreas do entorno da companhia Petrobrás. Para isso, o programa pretende fortalecer o relacionamento entre as comunidades e a Petrobras.

O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA é a instituição executora contratada para facilitar a construção e a atualização coletiva das Agendas 21 Comunitárias.

O Programa Agenda 21, além de estimular a formação de parcerias, tem como princípio fomentar a participação dos jovens da comunidade. O trabalho é desenvolvido com a seleção  e qualificação de 18 agentes comunitários com a finalidade de contribuir com a implantação do Fórum na comunidade.

O  Agenda 21 possui abrangência nacional e em Minas Gerais contempla quatro (4) municípios: Ibirité ( bairros Cascata, Petrolina, Jardim das Rosas, Ouro Negro/Montreal, Canaã e Recanto da Lagoa), Sarzedo (bairros Quintas da Jangada/Master ville e Fazenda Santa Rosa), Betim (bairros Petrovale e Imbiruçu ) e Juiz de Fora (bairros Vila Esperança e Igrejinha), num total de doze (12) comunidades, sendo dez (10) no entorno da Refinaria Gabriel Passos – REGAP e duas (2) na área de influência da Usina Termelétrica Juiz de Fora.

Etapas do Programa

Sensibilização/Atualização

Apresentar projeto, levantar informações, iniciar mobilização e conhecer lideranças e simpatizantes.

Pesquisa de Campo

Selecionar e qualificar agentes comunitários, realizar pesquisa de campo na comunidade, levantando dados e aprofundando o conhecimento sobre a realidade local.

Diagnóstico Socioambiental Comunitário

Organizar e apresentar para a comunidade e poder público local informações coletadas na pesquisa de campo.

Reuniões Temáticas

Discutir problemas levantados no diagnóstico, aprofundar o conhecimento para encontrar soluções.

Implementação do Fórum da Agenda 21 Comunitária

Realização de reuniões para implementação do Fórum da Agenda 21 Comunitária. Discussão do diagnóstico socioambiental, do plano de ação comunitário e aprovação da Agenda 21 Comunitária.

 

 

 

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA