ORIS promove workshop com especialista francês

Posted by:Márcio Martins

Membros do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, ORIS, se reuniram na última sexta-feira, 04/09, para um workshop com o tema Cidades Sustentáveis e Reciclagem – abordagem da economia da funcionalidade, com o professor e um dos iniciadores da economia da funcionalidade na França, Christian du Tertre.

Há cada dia aumenta a necessidade de repensar modelo de produção que temos atualmente. A natureza e a sociedade dão sinais claros que este modelo não é sustentável e que estamos acabando com os recursos naturais do planeta em uma sociedade de consumo que tão pouco contribui com as questões socioambientais.

Segundo o professor Christian, atualmente vivemos em um modelo econômico industrial que é predominante nas diferentes esferas de produção trazendo problemas consideráveis. Um dos exemplos usados pelo especialista é a indústria automobilística, que produz cada vez mais veículos, graças ao consumo excessivo da sociedade, gerando mais veículos nas ruas, atrapalhando a mobilidade urbana em grandes centros e aumentando a poluição. Também foram citados situaçõs semelhantes nos setores da agricultura, farmacêutico, alimentícios, dentre outros.

Outros pontos negativos do sistema econômico que se basea na produção industrial ou, assim podemos dizer, no consumo exacerbado foi a relação do trabalhador com o trabalho. O atual sistema é baseado no montante da produção o que despersonaliza o individuo e suas características se tornam secundárias. O resultado disso são pessoas que trabalham desmotivadas e colocam em risco a qualidade do serviço que está prestando. Um exemplo citado foi o de um hospital em que o grupo de atendentes recebia seu salário de acordo com o número de consultas agendadas. Com isso alguns problemas foram surgindo como mau atendimento aos clientes, número excessivo de consultas desnecessárias, médicos que precisam atender os seus pacientes no menor tempo possível, ou seja, uma cadeia de problemas gerados quando o resultado da produção é avaliado apenas nas finanças.

Uma forma para solucionar os problemas causados pelo modelo industrial é repensar o modelo da economia e seus principais valores. Uma alternativa apontada pelo professor seria a economia da funcionalidade e o cooperativismo, pautados em sistemas sustentáveis que priorizam as questões socioambientais e o trabalhador se torna uma figura tão importante quanto o seu trabalho.

Para pensar um sistema com essas características seria necessária conscientização do cliente e da própria indústria; Recompensa por redução de consumo é um dos pontos que já podem ser encontrados em algumas empresas; Produtos sem embalagem visando à redução da geração de resíduos; Um maior equilíbrio entre os salários dos funcionários de uma mesma empresa; Repensar os serviços que são interligados de forma que haja uma otimização da mão de obra dos diferentes profissionais que compõe uma equipe de trabalho.

Atualmente o professor Christian Du Tertre atua em planos voltados para a questão dos resíduos urbanos em uma região chamada Norte Part cale da França. Segundo o professor cerca de 120 empresas já atuam com base na economia da funcionalidade e cooperativismo.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA