Experiências da Coleta Seletiva Solidária do Brasil são apresentadas na Universidade de Leeds/Inglaterra

Posted by:Márcio Martins

Acadêmicos de diferentes instituições do Reino Unido e representantes dá indústria da Reciclagem da Europa participaram do encontro com representantes do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, ORIS, nesta quarta-feira (15/03/2017) em um auditório da Universidade de Leeds, na Inglaterra. As Pesquisadoras e especialistas na área de Engenharia Ambiental, Emília Vanda e Jacqueline Rutkowski, membros do ORIS, fizeram uma apresentação dos 20 anos de Reciclagem Inclusiva no Brasil, incluindo uma intervenção da catadora e presidente da COOPESOL-Leste (um dos empreendimentos associados à Rede CATAUNIDOS), Vilma da Silva Estevam, sobre a Coleta Seletiva Solidária em Belo Horizonte.

Vilma falou sobre o projeto implantado há mais de um ano nos bairros Floresta e Colégio Batista, Região Leste da capital mineira, e que foi ampliado recentemente para todo o bairro Floresta. “A iniciativa, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é um projeto piloto esperam que seja ampliado para todos os bairros de Belo Horizonte”, disse a catadora.

Os participantes do encontro em Leeds conheceram também várias ferramentas que vêm sendo desenvolvidas para promover e avaliar a Reciclagem Inclusiva, dentre elas a Solidary Collection (Soco tool), ferramenta que foi desenvolvida em uma parceria entre a Universidade de Campinas- UNICAMP/FEC/FLUXUS, o INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, o Instituto SUSTENTAR Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Sustentabilidade, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Grupo de Economia Circular e Recuperação de Recursos da Universidade de Leeds, da Inglaterra, que é reconhecida como uma das 100 melhores universidades do mundo. Após a apresentação houve um intenso debate sobre as possibilidades de implementação da economia circular e o papel da Reciclagem inclusiva neste processo.

“A tônica dá discussão final foi que já há muito que se aprender sobre a experiência de inclusão realizada no Brasil, assim como podemos também aprender muito sobre como países do continente Asiático têm conseguido ampliar as taxas de Reciclagem a partir da inclusão”, disse Jacqueline Rutkowski.

Solidary Collection Soco tool

No começo do mês de março foram realizadas dois workshops de apresentação da ferramenta nas cidades de Belo Horizonte/MG e Campinas/SP. Na oportunidade, gestores, empresários da área de reciclagem e demais interessados tiveram a oportunidade de dialogar sobre a utilidade da Soco na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Benefícios Sociais

Com o uso da ferramenta e a escolha pela aplicação da coleta seletiva solidária, o município gera empregos aumentando a renda de famílias que atuam com a catação. A SoCo leva em consideração a importância da saúde ocupacional, levantando questões como:

  • EPI é utilizado?
  • Registro de lesões ou doenças causadas no trabalho
  • Trabalhadores relatam assédio moral, humilhações e/ou abuso?
  • Trabalhadores são reconhecidos como profissionais prestadores de serviços?
  • Quais outros serviços são prestados? (exemplo: apoio a catadores autónomos)?

Benefícios Ambientais

O meio ambiente, principalmente dos grandes centros urbanos, precisa de um olhar mais cuidadoso com certa urgência, por tanto uma ferramenta de gestão de resíduos não pode ser desenvolvida sem levar em consideração esta necessidade.

A SoCo contribui na análise das métricas locais de poluição ambiental:

  • Quantidade de resíduos despejados em lixões
  • Quantidade de resíduos jogados próximos a áreas habitadas
  • Quantidade de resíduos jogados em córregos e nascentes
  • Emissões de gases de efeito de estufa evitadas pela reciclagem.

Benefícios Econômicos

Outro benefício apresentado é o econômico. É possível fazer uma análise de gastos, custos trabalhistas, treinamento e formação continuada, equipamento, veículos, custos variáveis e fixos, apoio social, taxa por serviços prestados, venda de material, materiais em estoque, prêmios e contribuições.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA