COOPESOL Leste inicia Coleta Seletiva em BH

Posted by:Márcio Martins

Começou hoje, 26/11, a coleta seletiva realizada pelos catadores de materiais recicláveis da COOPESOL LESTE em parte dos bairros Floresta e Colégio Batista. Essa, que é uma iniciativa inédita na capital mineira, é resultado de um esforço coletivo das organizações de catadores e demais parceiros da causa.

Um caminhão baú, devidamente identificado, com uma guarnição formada por quatro catadores está percorrendo as ruas dos bairros às quintas-feiras e recolhendo o material exposto pelos moradores. Os catadores realizaram na semana anterior uma atividade de mobilização para conscientizar a população da importância de separar os resíduos sólidos adequadamente antes de dar a destinação final.

Projeto Piloto

A cooperativa foi contratada para a execução do projeto piloto de prestação de serviços de coleta seletiva porta a porta dos recicláveis (papel, metal, plástico e vidro), no Distrito Domiciliar L13A, que abrange parte dos bairros Colégio Batista e Floresta, região Leste da cidade de Belo Horizonte. A mão de obra será dos catadores da COOPESOL LESTE, em um caminhão baú da frota da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana – BH) que realizará o transporte dos materiais coletados para os galpões de triagem e processamento da própria cooperativa.

“Pra nós, catadores, foi uma grande vitória! É o resultado de uma luta que travamos há anos. Os catadores já realizam a coleta seletiva em um trabalho de ‘formiguinha’, mas não recebemos a remuneração adequada. Agora, com essa contratação, vamos contar com um caminhão adequado, com a concentração do material em uma área determinada, o que facilita, e a remuneração por esse trabalho prestado”, ressalta o Diretor Financeiro da COOPESOL LESTE, Marcos Antônio Elias.

Além de coletar o material, os catadores estão tendo a oportunidade de ter contato direto com a população, podendo assim fazer a mobilização desta em prol da coleta seletiva e assim melhorar a qualidade do material coletado, diminuindo a quantidade de rejeito que chega até os galpões. “Essa experiência vai abrir portas para as outras associações e cooperativas de outras regiões da cidade. Sabemos da nossa responsabilidade. Já provamos que somos capazes e a nossa organização já foi provada na entrega dos documentos. Podemos fazer uma boa gestão. E a qualidade do nosso trabalho é melhor do que o das empresas que prestam o serviço de coleta seletiva para as prefeituras”, completa Marcos Elias.

Atualmente a COOPESOL LESTE conta com 35 catadores cooperados e a produção média é de 100 toneladas mensais de materiais recicláveis triados e comercializados.

Veja como foi o evento de assinatura do contrato.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA