insea-catadores_serra_mpes
outubro 9, 2015 Nenhum Comentário

Catadores de Serra vão a MPES

Catadores representantes das associações RECUPERLIXO e ABRASOL, ambas localizadas no município de Serra, se encontraram na Promotoria de Justiça de Meio Ambiente do município, com o promotor Ronaldo Gonçalves de Assis, para solicitar que possam providenciar uma reunião com a Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Meio Ambiente (SEMMA), Serviço (SESE), e ainda com a participação das associações RECUPERLIXO, ABRASOL e AMARVILA, que atende Vila Nova dos Colares, e ainda com representantes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA).

O objetivo da reunião será tratar da contratação das associações de catadores de materiais recicláveis para a prestação de serviço de coleta seletiva no município. Ainda seria importante tratar nesta reunião, segundo a catadora Maria do Carmo Cantílio, da relevância da participação dos catadores no processo de contratação para que este seja feito de uma forma que atenda os interesses das associações. Outro assunto que os catadores gostariam de tratar com a Prefeitura, seria sobre a atual condição dos equipamentos. Para atender a demanda da coleta seletiva se faz necessário melhorar os equipamentos que são utilizados pelos catadores.

Os catadores de materiais recicláveis já realizam há anos um serviço ambiental de recolhimento de resíduos que podem ser reaproveitados. Estes materiais seriam encaminhados para os aterros sanitários ou até mesmo para lixões, encostas e margens de rios. Mesmo prestando um serviço de interesse público não são devidamente remunerados pelo trabalho que realizam. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), juntamente com instituições que apoiam a causa, amparados pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, lutam para que as prefeituras de todo o país comecem a valorizar o trabalho destes profissionais que tanto contribui para a limpeza dos grandes centros urbanos.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA