A Consulta Popular do anexo 1.3 estará aberta até o dia 12. Participe!

Posted by:Administrador INSEA

A Consulta Popular do anexo 1.3 está aberta! Nela, os moradores de todos os municípios atingidos pelo rompimento de barragem da Vale são consultados para indicar as prioridades de investimento nas reparações em seus municípios. Um deles é São Joaquim de Bicas, onde estão os territórios indígenas da aldeia Naô Xohã e Katurãma, dos Pataxó e…

Read More
WhatsApp Image 2021-07-23 at 18.18.47 (1)
julho 23, 2021 Nenhum Comentário

ATI Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe vai a campo para fazer etnomapeamento na aldeia Naô Xohã

Posted by:Administrador INSEA

A Assessoria Técnica Independente (ATI) Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe e as lideranças da aldeia Naô Xohã, em São Joaquim de Bicas (MG), começaram o etnomapeamento do território. O levantamento é o ponto de partida para a construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental para a região em que estão localizados os Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe atingidos…

Read More

Nota de solidariedade a Dom Vicente Ferreira

Posted by:Administrador INSEA

Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte e responsável pela região episcopal onde ocorreu o desastre da Vale, em Brumadinho, é um profeta em nosso meio. Suas posições claras na defesa da vida, principalmente dos “descartáveis”, e contra “essa economia que mata” (pessoas, o meio ambiente e a relação com um Deus amoroso) têm…

Read More
Indígenas da aldeia Katurãma, da etnia Pataxó Hã-hã-hãe, na Mata do Japonês, em Sâo Joaquim de Bicas | Isis Medeiros
junho 11, 2021 Nenhum Comentário

INFORMATIVO INSTITUCIONAL – POVO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE NA MATA DO JAPONÊS

Posted by:Administrador INSEA

A Assessoria Técnica Independente (ATI) Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe informa que os indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe da aldeia Katurãma, atingidos pelo rompimento de barragem da Vale S.A., diante das reiteradas negativas da empresa para reassentamento da comunidade, realizaram negociação com a Associação Mineira de Cultura Nipo-brasileira para doação e compra da Mata do Japonês, uma reserva particular do…

Read More
INSEA_Incineranao-02
maio 26, 2021 Nenhum Comentário

Incineração não!

Posted by:Administrador INSEA

Já disseram por aí que incineração é sinônimo de progresso, mas vamos parar por aí! Ela provoca vários impactos sérios, entre eles o fechamento de postos de trabalho ocupados por catadoras e catadores de materiais recicláveis, indo na contramão da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que prevê a inclusão social e produtiva dessa…

Read More
Equipe técnica da ATI Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe
maio 10, 2021 Nenhum Comentário

ATI Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe passa por semana de formação coletiva

Posted by:Administrador INSEA

A equipe interdisciplinar da Assessoria Técnica Independente (ATI) Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe esteve em atividades de formação na última semana. O objetivo foi a troca de saberes para fortalecer o trabalho técnico num exercício de formação coletiva para potencializar a atuação da ATI com os indígenas Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe nas áreas jurídica, ambiental, comunicação, educação, saúde,…

Read More

ATI organiza Abril Indígena 2021 pautado pela resistência dos povos tradicionais

Posted by:Administrador INSEA

Abril é, há anos, o mês de maior mobilização das lutas indígenas. Sempre acompanhados de seus ancestrais, guerreiros e guerreiras se articulam na missão de tornar visível a permanência dos povos tradicionais. 2021 trouxe, pelo segundo ano consecutivo, o desafio de uma luta resistente ao distanciamento e ao vírus. E foi essa, a luta resistente, sobretudo…

Read More
ati
março 23, 2021 Nenhum Comentário

INSEA divulga o resultado final para formação de equipe da ATI Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe

Posted by:Administrador INSEA

O INSEA torna público o resultado final do chamamento público para contratação de analista ambiental, analista de saúde, antropólogo(a) e especialista em educação para compor a equipe da Assessoria Técnica Independente Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe no contexto de compensação e reparação integral dos danos às comunidades indígenas Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe causados pelo rompimento da barragem B1…

Read More
mascara-covid-gente-pessoas-usuarios
março 23, 2021 Nenhum Comentário

INSEA lança Protocolo Covid-19 para atividades presenciais da Assessoria Técnica Independente Pataxó/Pataxó Hã-hã-hãe

Posted by:Administrador INSEA

PROTOCOLO COVID-19 PARA ATIVIDADES PRESENCIAIS NO ÂMBITO DA ASSESSORIA TÉCNICA INDEPENDENTE PATAXÓ/PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE I – INTRODUÇÃO A diretoria do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA e a coordenação da Assessoria Técnica Independente (ATI) Pataxó, seguindo as diretrizes das Instituições de Justiça e de outras ATIs no âmbito do rompimento da Barragem Córrego do Feijão,…

Read More
Adriano Machado | Reuters
março 22, 2021 Nenhum Comentário

Dia Mundial da Água é lembrado com dor e saudade pelos Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe em MG

Posted by:Administrador INSEA

Morte do rio Paraopeba interrompe relação sagrada entre águas e indígenas atingidos por rompimento de barragem “Um velório sem enterro”. É assim que os Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, em MG, resumem seu convívio com o rio Paraopeba. Nos últimos dois anos, dor e saudade vem marcando o Dia Mundial da Água (22) para os indígenas da…

Read More

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA