janeiro 29, 2013 Nenhum Comentário

CIDADES INCLUSIVAS: INSEA PARTICIPA DE EVENTO NA TAILÂNDIA

Com representação do INSEA e dos catadores de materiais recicláveis, acontece a Reunião Anual de Aprendizagem das Cidades Inclusivas. O evento, que reúne organizações de todo o mundo envolvidas na pesquisa sobre o trabalho informal, será realizado de 07 a 12 de fevereiro, em Chiang Rai (Tailândia). A atividade tem o objetivo de compartilhar os métodos e intervenções mais efetivos para a construção de cidades com foco na inclusão e cidadania dos trabalhadores informais. A experiência brasileira da região metropolitana de Belo Horizonte será apresentada pelo INSEA, através de Ângela Rosane de Oliveira (Coordena a Pesquisa de campo sobre Trabalho Informal – parceria Insea/ ONG Wiego/ 05 (cinco) Organizações de Catadores de BH) e por Vilma da Silva Estevam, membro da Cooperativa de Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste  de Belo Horizonte (Coopersol Leste). Participam, também, com suas experiências as cidades de Bogota (Colômbia) , Lima ( Peru), Adra (Gana- África), Durban ( África do Sul), Nakuru (Quênia- África), Ahmedabad e Pune (India), Kasur (Paquistão), Kamadu (Nepal) e Bangkok (Tailândia).

A PESQUISA NO BRASIL

Belo Horizonte, onde o estudo com trabalhadores informais acontece, levará sua experiência e suas sugestões, como referência para aplicação em planos locais nas mais diversas cidades do mundo. A pesquisa na região metropolitana de BH foi realizada com 150 (cento e cinquenta) catadores dos empreendimentos, compreendendo a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), a Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro), a Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha Ltda (Comarp Pampulha), a Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (Coopersol Leste) e a Associação dos Recicladores de Belo Horizonte (Associrecicle).

Analisando as perspectivas da construção de estratégias para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis nos projetos e planos municipais,  a coordenadora da pesquisa explica a relevância do evento. “Nós, como INSEA  e representante dos catadores, compartilharemos a experiência de Belo Horizonte como também aprenderemos sobre as estratégias de luta em outras partes do mundo”, ressalta Ângela. O encontro aproxima as realidades locais, os desafios e as estratégias de atuação no contexto do trabalho de diversas associações e cooperativas das mais  diferentes ocupações – tais como vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis.

UMA CIDADE INCLUSIVA

As cidades devem incorporar em seu planejamento administrativo a inclusão de todos os que nela vivem. Para Ângela “devem ser implementados sistemas e equipamentos urbanos que universalize os serviços para que o acesso de todos os cidadãos”. As cidades precisam atentar para a criação a capacidade sócio produtiva e da qualidade de vida dos seus habitantes. A coordenadora da pesquisa destaca que é necessário criar oportunidades de geração de trabalho e renda para os setores mais vulneráveis da população.  como por exemplo Para ela, as políticas públicas devem pensar mundo do trabalho incluindo  os prestadores de serviços, os catadores, os vendedores ambulantes, dentre outros.

O trabalho intersetorial é o ponto forte do trabalho realizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo Ângela, “BH tem a experiência de quase duas décadas de parcerias com o poder público, ONGs e outras organizações.” E enfatiza “isso é único no mundo”. Os avanços na interação entre os setores é destacado por Ângela, “em geral, nos outros países há pouca interação entre setores da sociedade civil e organizações de base de trabalhadores informais.

CONHEÇA O PROJETO COORDENADO PELO INSEA

PESQUISA SOBRE O TRABALHO INFORMAL      

(Parceria INSEA/WIEGO e 5 Organizações de Catadores e Materiais Recicláveis da RMBH)                                                                             

Acesse: http://www.insea.org.br/projeto-mulheres-no-emprego-informal-globalizando-e-organizando-wiego/

A Organização Não  Governamental WIEGO está baseada em Manchester, Reino Unido e possui um secretariado na Universidade de Harvard. Para mais informações veja www.wiego.org

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA