COOPERT tem nova casa

Posted by:Márcio Martins

Os catadores de materiais recicláveis da COOPERT, Cooperativa de Reciclagem e Trabalho, e a população da cidade de Itaúna têm motivos para comemorar. Na última semana foi inaugurado o Centro Municipal de Triagem de Resíduos. Um galpão amplo, com uma capacidade de produção de até 2000 toneladas por mês, ao lado do aterro sanitário do município.

A inauguração contou com a participação dos catadores da COOPERT e de outros empreendimentos parceiros. “Estamos aqui realizando um sonho antigo, que nasceu dentro de um lixão. Um sonho de inclusão social, de geração de trabalho e renda e muito mais dignidade”, ressaltou o atual presidente da cooperativa, Fábio André.

O prefeito da cidade, Osmando Pereira, agradeceu a presença de todos que participaram do processo de construção e fazer de Itaúna uma referência para o país em relação à gestão de resíduos urbanos. “O principal papel do gestor é criar oportunidades. E em Itaúna, juntamente com os catadores de materiais recicláveis, nós construímos a oportunidade da cidade avançar”, disse Osmando.

A catadora Madalena Duarte, cooperada da COOPERT e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), começou a sua história como catadora no extinto lixão da cidade de Itaúna. Sua história de superação, assim como de vários trabalhadores da catação, é exemplo para todos que trabalham e acreditam no que fazem. “É um momento de vitória para os catadores e para o município de Itaúna. Quando você acredita, tudo se torna possível. A COOPERT foi criada por várias mãos com o objetivo de agregar pessoas. Temos que celebrar este momento e não esquecer que pelo Brasil a fora existem milhares de catadores que necessitam das mesmas condições que temos aqui hoje”, disse Madalena.

O Instituo Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) é um dos parceiros da COOPERT e vem acompanhando o processo de desenvolvimento da cooperativa e da coleta seletiva solidária que acontece no município há alguns anos. “A COOPERT é uma escola pra gente. Itaúna é o exemplo de melhor experiência no estado de Minas Gerais. Parabéns para à população Itaunense que abraçou essa causa e sem esse apoio não seria possível realizar tudo o que estamos aqui celebrando. A inauguração desta obra é uma nova página que a COOPERT está escrevendo. Esperamos por novas COOPERTs no Brasil e no mundo”, disse o Diretor do INSEA, Luciano Marcos.

A Diretora do Centro Mineiro de Referência em Resíduo (CMRR), Jacqueline Rutkowski, participou da solenidade de inauguração do Centro Municipal de Triagem de Resíduos e também exaltou a importância do empreendimento dos catadores no Estado. “Essa parceria que acontece em Itaúna, entre os catadores e o poder público, é muito importante para que o processo dê certo. Eu aprendi muito com a COOPERT. Venho aprendendo desde 2007 quando vim pra cá estudar o processo da cooperativa”, disse Jacqueline. O CMRR doou, recentemente, para a cooperativa uma balança para contribuir com o processo de produção do empreendimento.

Também participou da inauguração um grupo de representantes de outros países (África do Sul, Uganda, Filipinas e Estados Unidos). O grupo participou do III Seminário de Rotas Tecnológicas para a Promoção da Reciclagem, além de visitar alguns empreendimentos de catadores para conhecer o trabalho que é realizado em Minas Gerais e no Brasil. O catador da África do Sul, John Mc Kerry, agradeceu a oportunidade de troca de experiência e falou sobre algumas semelhanças entre os dois países. “Ver essa parceria entre os catadores e o poder público é muito gratificante. Retornando para o meu país, quero buscar apoios como este”, ressaltou John.

A COOPERT e a Coleta Seletiva Solidária

Atualmente a COOPERT conta com 80 catadores e uma produção média de 430 toneladas de material triado. Segundo dados retirados de relatórios de produção, apresentados pela assessoria da Prefeitura de Itaúna, antes dos próprios catadores realizarem a coleta seletiva, a empresa responsável pelo processo recolhia uma média mensal de 470 toneladas de material reciclável, sendo que apenas 115 toneladas eram selecionadas pela cooperativa.

Desde 2013 os próprios catadores realizam todo o processo da coleta seletiva na cidade. São recolhidas cerca de 640 toneladas de materiais por mês, sendo que a quantidade de material aproveitado subiu para 430 toneladas.

Isso comprova que o melhor caminho para a coleta seletiva de uma cidade é a coleta seletiva solidária, com a inclusão dos catadores. Ainda segundo dados fornecidos pela administração de Itaúna, no início do ano de 2013 eram aterrados cerca de 93% do lixo recolhido na cidade. Esse número caiu para 65% no segundo semestre de 2014. A COOPERT é responsável pelo reaproveitamento/reciclagem de 23% do resíduo urbano recolhido em Itaúna.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA