fevereiro 8, 2013 Nenhum Comentário

SUL DE MINAS: INSEA REALIZA CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DE RESÍDUOS

O sul de Minas Gerais recebe, de 26 a 28 de fevereiro, o ciclo de capacitação de Gestores Públicos para Amostragem e Análise da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais. O evento também debaterá formas de mobilização e conscientização pública para a coleta seletiva solidária. Coordenado pela equipe do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), a programação será realizada nas cidades de Poços de Caldas (26), Piranguinho (27) e Boa Esperança (28). Veja a programação no final desta nota! Informações podem ser obtidas pelo fone: (31) 3295.7270 ou pelo e-mail: [email protected]

ONDE ACONTECE

O curso abrigará as cidades descritas nos polos a seguir. Os locais, onde acontecerão os encontros, serão confirmados pelas prefeituras das cidades polos:

  1. Poços de Caldas: técnicos do poder público local dos municípios de Cássia, São Sebastião do Paraíso, Monte Sião, Campanha, Jacutinga, Poços de Caldas, Lavras, Guaxupé e      Passos.
  2. Piranguinho: técnicos do poder público local dos municípios de Pouso Alegre, Varginha, Machado, Piranguinho, Piranguçu, Itajubá, Alfenas e Cachoeira de Minas;
  3. Boa Esperança: técnicos do poder público local dos municípios de Elói Mendes, Três Pontas, Boa  Esperança, Caxambu, Três Corações, Cambuquira e São Lourenço.

 

IMPORTÂNCIA

A responsabilidade socioambiental é assumida por todos os municípios e seus cidadãos – é um compromisso de todos. No momento em que as administrações  municipais  se organizam para a implementação efetiva das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), exigida até o final de 2014, o curso de qualificação vem contribuir para  a otimização das ações na gestão dos resíduos. O evento nas cidades no sul de Minas vai propiciar aos participantes trabalharem na caracterização dos descartes e sua destinação,  o mapeamento dos parceiros da coleta seletiva e conhecimento do mercado da reciclagem na região. Perpassando todas as atividades, o envolvimento e participação ativa da comunidade, através da sensibilização e informação dos moradores.

PARTICIPAÇÃO

O curso de capacitação é gratuito e destinado a técnicos e profissionais da administração pública, as atividades têm o objetivo de qualificar os gestores para obtenção de indicadores na administração dos resíduos sólidos, em especial para a implantação da coleta seletiva e mobilização de suas comunidades. Os interessados terão as despesas de locomoção, alimentação e material de apoio sob responsabilidade do INSEA. Cada município pode inscrever 02 (dois) participantes.

As atividades são divididas em teoria e prática. Para a parte prática, a coordenação do evento orienta que os participantes levem roupas à parte (calça comprida e bota de triagem). O INSEA em parceria com as prefeituras, onde serão realizados os cursos oferecerão máscaras e luvas para os procedimentos. Todos os participantes receberão certificados.

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA

 

CICLO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS

AMOSTRAGEM E ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E COMERCIAIS

MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA

09 h às 11 h: CAPACITAÇÃO TEÓRICA PARA DIAGNÓSTICO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS

  • Principais fatores que podem influenciar na determinação das características dos resíduos;
  • Características Físicas: Geração per capita; Peso específico Aparente e composição gravimétrica;
  • Metodologia para amostragem: Objetivo; Metodologia, áreas de análise;
  • Programação para análise: Indicadores a serem apurados para amostragem (dados e fatores que antecedem a amostragem);
  • Método de amostragem; Equipamentos, materiais, mão de obra e instalação;
  • Caracterização populacional das áreas selecionadas;
  • Triagem da amostra;
  • Controle de dados;
  • Apuração de indicadores;

 

11 H às 12 h:  CAPACITAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL:

  •  Conceitos
  •   Componentes do processo de  mobilização social
  •   Mobilização pontual – Escolas, Comércio, grandes geradores
  •  Participação dos catadores e dos diferentes atores do poder público na mobilização:   as diferentes esferas de atuação
  •  Planejamento
  •   Monitoramento.

12 h  ÀS 13 h 30 MIN: ALMOÇO

 

13h 30 min às 17 h:  PRÁTICA DE AMOSTRAGEM

  • Preparação do ambiente de amostragem
  •  Recebimento da amostra
  • Triagem de amostra – Classificação dos resíduos
  • Anotação/apuração de dados

17 h: ENCERRAMENTO

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA