janeiro 8, 2013 Nenhum Comentário

INSEA 2013: MOBILIZAÇÃO SOCIAL, FORTALECIMENTO DOS CATADORES E MAIOR PRESENÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

“Com os catadores e catadoras, caminhamos na construção de um mundo socialmente mais justo, economicamente solidário e ambientalmente sustentável”.  Com este chamado, as equipes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) estiveram reunidas no Seminário de Avaliação e Planejamento. O Encontro – que reuniu diretoria, coordenadores de projetos, catadores de materiais recicláveis, assessores, técnicos, especialistas e parceiros – aconteceu , de 18 a 20 de dezembro, na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte. Os três dias do evento objetivaram avaliar as atividades realizadas no ano passado, analisar os cenários conjunturais e planejar as estratégias para 2013.

Ao dar as boas-vindas, Luciano Marcos, diretor do Insea, acolheu a todos fazendo uma convocação de compromisso. “Somos chamados à causa do Insea, dos catadores e de uma sociedade mais justa”, afirmou.  Para bem planejar é preciso atentar para o contexto e seus desafios. Neste sentido, o diretor do Insea, apontou a atenção aos desafios da realidade vivida. “Termos o olhar da caminhada e, muito mais, entendermos os cenários para saber para onde e como vamos”, advertiu como fundamental.

INSEA 2013

Na contextualização das estratégias do INSEA e MNCR em 2012 – Síntese da Caminhada foram apresentados, por cada projeto institucional, os diversos trabalhos e intervenções realizadas ao longo do ano na promoção da coleta seletiva solidária, valorização do trabalho dos catadores e as intervenções socioambientais na promoção do desenvolvimento sustentável. Conheça todos os projetos INSEA. Acesse: http://www.insea.org.br/category/portfolio/

Aprofundadas as reflexões sobre o cenário, com a contribuição dos participantes, o Seminário sinalizou áreas de intervenções prioritárias para ações estratégicas do planejamento 2013. Diante dos temas levantados, para um trabalho assertivo no empoderamento e defesa da cidadania dos catadores e avanços nos desafios das questões socioambientais; o Seminário INSEA/MNCR apontou para 2013 quatro áreas como foco de atuação: 1)Sociedade, 2) Empreendedorismo, 3) Trabalho do Catador e 4) Políticas Públicas.

No que se refere à sociedade, o Insea vai desencadear ações de mobilização social e educação ambiental. O objetivo é promover maior adesão da população à coleta seletiva e estimular um comportamento de cuidado com o meio ambiente. Fortalecer o empreendedorismo e o trabalho dos catadores.  Para estes eixos, o Insea quer avançar no fortalecimento e reconhecimento da presença do MNCR, do associativismo, do cooperativismo e da consolidação das redes de entidades. Garantir maior presença e debate dos catadores nas políticas públicas. Para este eixo, o Insea vai trabalhar a formação política dos catadores e das  associações para maior  participação e controle social nos temas afins à coleta seletiva e sustentabilidade.

 

AGENDA CONTRA A INCINERAÇÃO

A Incineração é uma ameaça ao trabalho dos catadores e ao conceito de desenvolvimento ambiental sustentável. Tratado como tema prioritário para presença e debate na agenda política, o Insea sinaliza, já para o início de 2013, duas agendas importantes.  A primeira, articulada com o Ministério Público de Minas Gerais (MP), pretende convocar os prefeitos recém-eleitos para um seminário sobre o tema. A segunda, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a realização do Debate Público contra a Incineração. O seminário com os prefeitos e o debate público estão previstos para o mês de fevereiro.

 

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA

Rua Minduri, 492

Bairro Santa Inês

Belo Horizonte – MG

CEP.:31080.770

Site: http://www.insea.org.br/

E-mail: [email protected]

Telefone/ Fax : (31) 3295.7270

 

(*) Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA