Feira CICLOS 8-11-19
novembro 6, 2019 Nenhum Comentário

Sexta é dia de Feira Agroecológica e visita à Casa Lixo Zero

Sexta é dia de Feira Agroecológica CICLOS e Visita à Casa Lixo Zero em Santê! Inscrições abertas para oficina e visitas guiadas

A Feirinha Agroecológica e a visitação às instalações da Casa Lixo Zero, do CICLOS e INSEA,  foram inaugurados no último dia 25 de outubro, durante a Semana Lixo Zero, mobilização internacional promovida pelo Instituto Lixo Zero. Pelo sucesso que teve, o evento passou a ser realizado toda sexta-feira, na sede do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, à Rua Salinas, 1088, bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O evento tem entrada franca e é uma oportunidade ímpar de boas trocas e aprendizados sobre novos modelos de desenvolvimento, envolvendo a agroecologia e o sistema lixo zero.

O evento terá início às 14h, com exposição e comercialização de alimentos produzidos no CICLOS – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular. Trata-se de um centro de produção de conhecimentos e soluções ambientais sustentáveis para a cidade e para o campo, gerido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA,  localizado na Fazenda Sítio Novo, comunidade Vista Alegre, Esmeraldas.

Em harmonia com a natureza, a produção Agroecológica CICLOS é uma das estratégias de valorização de resíduos de um ecossistema cooperativo para transição de novos modelos econômicos inclusivos, ambientalmente amigáveis e socialmente responsáveis. No cultivo e manejo da horta, são aplicadas técnicas que visam a preservação do meio ambiente, o controle de pragas e de doenças, com a utilização de caldas naturais, adubação a base de composto orgânico, esterco bovino e biofertilizantes. Assim, são produzidos alimentos saudáveis livres de agrotóxico, transgênicos e adubos sintéticos. Jiló, berinjela, pimentão, maxixe, alface roxa, alface crespa, salsa, açafrão, couve, coentro, quitandas, doce de leite, requeijão, queijo são alguns dos alimentos presentes na Feira.

Ações educativas

Espiral de ErvasA visita guiada às instalações da Casa Lixo Zero serão feitas em dois horários: às 15h e às 18h. Para garantir a participação, interessados poderão fazer inscrições pelo sympla ou pessoalmente no INSEA, de forma gratuita. Clique aqui para fazer sua inscrição

Nessa sexta-feira, haverá também a oficina de “Construção de Espiral de Ervas”, técnica de Permacultura que possibilita cultivar diversas espécies em um pequeno espaço, considerando as necessidades e a capacidade da própria natureza de supri-las, estabelecendo um sistema sustentável e de pouca manutenção. A oficina será ministrada por Guilherme Fonseca, permacultor e educador social do Hub Lixo Zero e do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA.

As vagas para a oficina são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla ou pessoalmente no INSEA, ao valor de R$ 25, para custear os materiais necessários. Clique aqui para fazer sua inscrição

Sylvio RosaHappy hour

O evento oferece ainda uma animada happy hour a partir do fim da tarde, regada a deliciosos sabores, com petiscos da casa, bebidas e show musical. O convidado desta semana é o músico Sylvio Rosa, compositor, instrumenta e intérprete. Sua composições passeiam pelas cores, pela filosofia e sentimentos misturados com um swing particular que desenvolveu ao longo de sua carreira em bares e teatros de Minas Gerais. Carioca, crescido em Brasília e há 30 anos em Belo Horizonte, ele é um dos vocalistas do famoso bloco Volta Belchior, e em seu show solo demostra uma rica diversidade artística que poderá ser conferida nessa sexta, a partir das 19h, na Feira Agroecológica CICLOS.

Serviço
Feira Agroecológica Ciclos & Visita à Casa Lixo Zero

Sexta-feira, 8/11, de 14h às 22h
Rua Salinas, 1088, Santa Tereza, BH
Entrada gratuita. Mais informações: (31) 3295-7270.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA