maio 10, 2013 Nenhum Comentário

SEMINÁRIO REÚNE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DE CATADORES EM BELO HORIZONTE

Tendo como pontos centrais de discussões o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU), a Nova Lei do Cooperativismo, a Comercialização em Rede, o Licenciamento Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – a Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol) realiza  o seu  III Seminário – “Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”. O evento tem o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Inssea). Veja programação no final desta matéria!

As atividades acontecem nos dias 20 e 21 de maio, na Casa de Retiro São José, à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG). O encontro, além de promover a integração de associações e cooperativas mineiras e capixabas, recebe técnicos de Organizações Não Governamentais (ONGs), gestores públicos, empresas e autarquias parceiras dos catadores. Informações: (31) 3222.6265 ou pelo e-mail: [email protected]

 

VALORIZAÇÃO PELOS GESTORES

Nesta terceira edição, o Seminário pretende debater estratégias de compreensão, por parte dos gestores, da importância do catador como agente da destinação dos resíduos. Neli Medeiros, coordenadora da Rede Sol, explica que o principal objetivo do evento é analisar a conjuntura; reforçando a importância de realização da coleta seletiva pelos catadores.

Centrada no entendimento de que as administrações públicas precisam pautar a ação do catador de forma mais efetiva e parceira, o III Seminário quer fazer avançar o diálogo com os decisores governamentais. “Para nós, é fundamental sermos reconhecidos e valorizados pela prestação de serviços que realizamos nas cidades;  e recebermos por tal serviço como prevê o PSAU”, destaca Neli.

No contexto da gestão de resíduos nas cidades,  Neli deixa clara a posição de  que as associações e cooperativas têm capacidade em assumir o trabalho. “Pretendemos enfatizar, no Seminário, que nós, os catadores queremos assumir integralmente o gerenciamento dos resíduos recicláveis nos municípios; por sermos os mais capacitados e mais conhecedores do assunto”, sustenta a coordenadora da Rede Sol.

FORMAÇÃO POLÍTICA

O evento possibilita o encontro dos catadores, as partilhas de realidades e um pensar articulado nas questões afins à categoria. Potencializando a ação sociopolítica dos catadores, a integração vem possibilitando, nos três anos do evento, avanços significativos de maior presença dos catadores nas agendas públicas e comunitárias. Neli comemora destacando “percebo que ganhamos reconhecimento junto à sociedade, aos nossos governantes e à formação dos catadores”. Pretendemos enfatizar que os catadores querem assumir integralmente o gerenciamento dos resíduos recicláveis nos municípios por sermos os mais capacitados e mais conhecedores do assunto.

Ao definir pelo tema escolhido “Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços, Neli explica que a intenção é abordar a essência do trabalho realizado por todos os catadores.  As associações e cooperativas estão fundamentadas na  intervenção de forma cooperativa.  A coordenadora da Rede Sol  afirma que “os princípios do cooperativismo solidário como prestação de serviços fundamental para o bem social e ambiental é  forma deve reger a atuação dos catadores.”

 

INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Os catadores e interessados em participar devem fazer a inscrição pelo e-mail  [email protected]. No e-mail cita no assunto: III Seminário Rede Sol.  No corpo do e-mail informar nome completo, nº  da carteira de identidade, cidade, nome da organização que pertencem e fones de contato. As informações podem ser obtidas através dos telefones da Rede: 3222-6256 e 8506-2824. Falar com Daniela Zuquim.

 

 SERVIÇO:

III SEMINÁRIO REDE SOL

“Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”.

Dias: 20 e 21 de maio

Local: Casa de Retiro São José

Endereço: à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG)

Inscrição e Informações:  [email protected] ou  pelo fone: (31) 3222-6256 e  (31) 8415.7787.

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.

 

 

III SEMINÁRIO REDESOL – Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços.

 

PROGRAMAÇÃO

20 DE MAIO  – SEGUNDA-FEIRA:

07h-8H 30 min: Credenciamento/Café da manhã

 8h 30 min: Abertura do evento

Composição da mesa de abertura.

 Apresentação Teatral: “Assim caminha a humanidade…”

9h 45 min :  Mesa 01 – Mediador: Manuel Alejandro (Ong Moradia)

      – Novas oportunidades para os catadores a partir do marco legal da Política Nacional dos Resíduos Sólidos:

  •  Existência  da Coleta Seletiva a Partir da Luta dos Catadores;
  • Logística   Reversa;
  • Bolsa    Reciclagem.

 

– Roda de conversa.

 

12h-13h 30 min: Almoço

13h 30 min: Mesa 02 – Mediadora: Carina – CNDDH

 – Coleta seletiva como política pública:

  •  Coleta      Seletiva como Política Pública;
  • Caminhos      e Desafios para a Formalização de Contratos de Prestação de Serviço      – Apresentação de Experiências;
  • Mobilização para      a Coleta Seletiva.

 

Roda de conversa.

 

16h 30 min – 17h: Café da tarde

19h : Jantar/Confraternização

  

21 DE MAIO – TERÇA-FEIRA

 

07h-9h: Recepção dos participantes/Café da manhã

9h:  Apresentação cultural: “Batuque Salubre – Grupo Percussão – Instituto Unimed-BH”

9h 30 min:– Projeção da sistematização dos trabalhos do dia anterior  

 10:00h: Mesa 01-  Mediador: Guilherme Fonseca (Insea)

      – Nova lei do cooperativismo:

  •  Panorama      sobre a Nova Lei de Cooperativismo;
  •  Tributação      na Comercialização dos Materiais Recicláveis.

Roda de conversa.

12h-13h 30 min: Almoço

13:30h: Oficinas(Explanação do tema/ Trabalho em Grupo)

 – Oficinas:

  • Comunicação      e Marketing Social;
  •  Mobilização      Social;
  • Licenciamento      Ambiental;
  • Comercialização      em Rede;
  • Acesso      a  Grandes Geradores.

16:30h -17h: Encerramento do evento – Café da tarde.

  

*Programação sujeita a alterações.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA