maio 20, 2013 Nenhum Comentário

SEMINÁRIO REDE SOL: PARCERIA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES

Cerca de 250 (duzentos e cinquenta) catadores de materiais recicláveis participam do III Seminário Rede Sol – Coleta Seletiva, do Cooperativismo à Prestação de Serviços. O evento, que teve início na manhã de hoje (20), na Casa de Retiro São José  em Belo Horizonte, vai até amanhã (21), trazendo com pontos de debates o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU), a Nova Lei do Cooperativismo, a Comercialização em Rede, o Licenciamento Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

MESA DE ABERTURA

Em sua saudação e abertura, Neli Medeiros, coordenadora da Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol), ressaltou a importância dos parceiros. “Agradecemos a todos que acreditam e caminham conosco”, enalteceu Neli. Para a coordenadora, uma sociedade melhor depende da dedicação e soma de esforços. “É a união de todos nós – catadores e parceiros – governamentais e não governamentais e empresas com práticas socioambientais responsáveis”, reforçou.

Para o diretor presidente do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Luciano Marcos, cada seminário é um rico aprendizado junto aos catadores. Um construir de saberes, ideias e ideais definido por Luciano com uma rede que vai se fazendo invisível na união de forças. “Sentamos juntos, pensamos juntos e vamos fazendo uma grande rede  de cidadania de norte a sul – pelo Brasil afora”, exemplificou.

“Vocês são muito importantes parar o Brasil”. Este foi o destaque da fala do deputado federal Nilmário Miranda.  O deputado firmou sua posição de parceira. “Estou na Câmara para mediar e apresentar propostas de interesse dos catadores”, anunciou  Defendendo a importância do trabalho das associações e cooperativas no fomento à geração de emprego e renda, Nilmário realçou que estará presente no que for necessário para os avanços no fomento à economia solidária através dos empreendimentos.

Compuseram a mesa de abertura todos os parceiros da Rede Sol – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministério do Trabalho (MTE) – Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Caixa Econômica Federal – CEF, Fundação Banco do Brasil, Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (Cimos), Centro Mineiro de Referência em Resíduos –CMRR, Instituto Unimed-BH, WWF Brasil.

 

O III SEMINÁRIO REDE SOL TEM INTENSA PROGRAMAÇÃO COM MESAS TEMÁTICAS, DEBATES E OFICINAS. ACESSE A PROGRAMAÇÃO DO DIA 21 NO FINAL DESTA MATÉRIA

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.

 

SERVIÇO:

III SEMINÁRIO REDE SOL

“Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”.

Dias: 20 e 21 de maio

Local: Casa de Retiro São José

Endereço: à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG) – Fone: (31) 3411.5040

Inscrição e Informações:  [email protected] ou  pelo fone:  (31) 3222-6256  e  (31) 8415.7787

 

PROGRAMAÇÃO -21 DE MAIO – TERÇA-FEIRA

07h-9h: Recepção dos participantes/Café da manhã

9h:  Apresentação cultural: “Batuque Salubre – Grupo Percussão – Instituto Unimed-BH”

9h 30 min:– Projeção da sistematização dos trabalhos do dia anterior  

 10:00h: Mesa 01-  Mediador: Guilherme Fonseca (Insea)

      – Nova lei do cooperativismo:

  •  Panorama      sobre a Nova Lei de Cooperativismo;
  •  Tributação      na Comercialização dos Materiais Recicláveis.

Roda de conversa.

12h-13h 30 min: Almoço

13:30h: Oficinas(Explanação do tema/ Trabalho em Grupo)

 – Oficinas:

  • Comunicação      e Marketing Social;
  •  Mobilização      Social;
  • Licenciamento      Ambiental;
  • Comercialização      em Rede;
  • Acesso      a  Grandes Geradores.

16:30h -17h: Encerramento do evento – Café da tarde.

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA