IMG_9987
março 2, 2016 Nenhum Comentário

Representantes do INSEA e MNCR se reúnem com secretário do Governo de Minas Gerais

Posted by:Márcio Martins

Em busca de um alinhamento e avanço nas questões do tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos no estado de Minas Gerais, o diretor/presidente do INSEA, Luciano Marcos, e o representante da coordenação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Luiz Henrique, se reuniram nesta manhã, 02 de março, com o secretário adjunto de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Wieland Silberschneider, e com o assessor especial da Secretaria de Governo, Fernando Tadeu David.

Na ocasião foi entregue ao Secretário Wieland um ofício com as demandas da categoria dos catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais. Dentre os temas destaca-se a necessidade de apoiar, coordenar e incentivar a construção de uma política pública de valorização econômica da cadeia da reciclagem nos territórios mineiros, através de iniciativas de incentivos para instalação de parques industriais de beneficiamento dos materiais recicláveis em parceria com as redes de associações e cooperativas de catadores, numa perspectiva de desenvolvimento da economia circular.

Devido à falta de indústrias do setor de reciclagem no Estado, grande parte do material que é gerado em Minas Gerais é encaminhada para outros estados, principalmente para São Paulo. Com isso a renda e a valorização do trabalho dos catadores ficam prejudicadas.

Outros pontos de destaque no ofício foram o pagamento do programa Bolsa Reciclagem e a realização da Expocatadores 2016. O catador Luiz Henrique explicou para o Secretário a necessidade de garantir que a Bolsa Reciclagem seja tratada como item prioritário do orçamento da FEAM, e que não esteja nas ações de contingenciamento dos recursos.

Já em relação à Expocatadores 2016, foi falado da importância do encontro que será realizado pela primeira vez em Minas Gerais, estado relevante na história do MNCR que comemora em 2016 15 anos de existência. Para que o evento aconteça da melhor forma possível seria relevante contar com a parceria e o apoio do Governo do Estado. “Pela primeira vez a Expocatadores será realizada fora da cidade de São Paulo”, lembra Luciano Marcos reforçando a importância do evento.

IMG_9992

Ainda na Cidade Administrativa, outra importante reunião foi realizada com o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo. Foi apresentado ao representante do Estado um breve resumo do trabalho desenvolvido pelo Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) e da rede internacional de pesquisadores parceiros que já participaram dos eventos promovidos pelo Observatório.

Outro ponto colocado foi a relevância do trabalho realizado pela Rede de Catadores da América Latina. Luiz Henrique apontou a importância da participação da assessoria de Assuntos Internacionais durante a Expocatadores, levando em consideração que está prevista a participação de 22 nações nesta edição.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA