Reuniao RLZST e Regional_fev2019_foto Eliza Peixoto
fevereiro 6, 2019 Nenhum Comentário

Regional Leste abre diálogo com a Rede Lixo Zero Santa Tereza

Reunião entre representantes da Rede Lixo Zero Santa Tereza e da Regional Leste

Reunião entre representantes da Rede Lixo Zero Santa Tereza e da Regional Leste

Na manhã de terça-feira, 5 de fevereiro, representantes da Rede Lixo Zero Santa Tereza participaram de reunião na Coordenadoria de Atendimento Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte (CARE-L), que agora tem sede na Rua Salinas, 1447, Santa Tereza. Por convite da regional, a reunião abriu diálogo sobre ações e planos da Rede Lixo Zero Santa Tereza, que começou a atuar no bairro por meio da implantação da coleta seletiva solidária, em outubro de 2017.

A Rede Lixo Zero é formada pela cooperativa de catadores Coopesol Leste, o Observatório da Reciclagem Inclusiva (ORIS) – que reúne instituições de ensino, pesquisa e assessoria técnica acerca da reciclagem – e atua junto a moradores, escolas, comércios, associação e movimentos do bairro Santa Tereza, com o propósito de conscientizar a população para a importância da coleta seletiva solidária e objetiva minimizar a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários e lixões.

No bairro Santa Tereza, a coleta seletiva é feita semanalmente, às segundas-feiras. O material coletado é levado ao galpão de triagem da Coopesol Leste e encaminhado para indústrias de reciclagem, onde são transformados em matérias-primas para retornarem a processos produtivos. Só no ano passado a Coopesol conseguiu destinar adequadamente mais de 50 toneladas de materiais recicláveis separados pelos moradores de Santa Tereza que iriam para o aterro sanitário. A coleta faz parte de um conjunto de estratégias e ações para afirmar que é possível reduzir e até eliminar a geração de lixo, em prol da vida e do desenvolvimento sustentável.

Nova parceria

lixo zero 2A Coordenadoria de Atendimento Regional Leste – CARE-L mudou-se para o bairro Santa Tereza em dezembro de 2018, ocupando a área que antes era da Escola Municipal Professor Lourenço Oliveira (EMPLO). A escola é grande aliada da Rede Lixo Zero Santa Tereza desde o início. Por meio do empenho dos professores Luísa Torres e Denismar do Nascimento, a escola foi o eixo condutor da Rede Lixo Zero Santa Tereza e se configurou, desde então, como um espaço para ações de educação ambiental, reuniões, desenvolvimento de pesquisas e estudos, oficinas de restauração de móveis e ponto de apoio para recebimento de materiais recicláveis, envolvendo a comunidade escolar e vizinhos do entorno.

As representantes da prefeitura, Irma Izabel Moura e Stela Seif, afirmam o interesse em prosseguir a parceria iniciada pela EMPLO. A expectativa é de que o local continue sendo uma referência para desenvolvimento das ações da Rede Lixo Zero. “Queremos conhecer mais e nos aproximar dessa iniciativa tão interessante, que já acontece e é reconhecida em Santa Tereza. Temos interesse em apoiar a continuidade do projeto, dentro do que nos for possível, e estimular a ampliação da coleta e ações ambientais não só em Santa Tereza, mas também em outros bairros e Vilas da regional Leste”, relata Irma Izabel Moura, chefe de gabinete da CARE-L.

Combate à dengue – Tendo em vista o período crítico de ameaça de epidemia de dengue e outras doenças causadas por picada do mosquito aedes aegypti, a chefe de gabinete Irma Izabel Moura convidou a Rede Lixo Zero Santa Tereza para participar de reunião no dia 14 de fevereiro, com todos os gerentes da Leste, para discutirem estratégias de combate ao vetor. “A questão do lixo é fundamental no combate ao mosquito. A partir desse encontro, nossas ações poderão ser integradas”, estima Irma.

A Rede Lixo Zero Santa Tereza iniciou suas atividades em 2019 a todo vapor e teremos muitas novidades por aí, aguardem!

Texto: Brígida Alvim
Foto de capa: Eliza Peixoto / Portal Santa Tereza Tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA