ciclos

“Espaço concebido para formação, inovação, empreendedorismo e transição para o desenvolvimento da cadeia da reciclagem

Picture1
local

Localizado em Esmeraldas-MG, no coração da Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG,
na Fazenda Sítio Novo, numa parceria inovadora com a Fundação Caio Martins-FUCAM,
para o desenvolvimento territorial de um ecossistema cooperativo e de educação. Um espaço para promover os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

Em fase de implantação, o Parque Tecnológico da Reciclagem Popular é um centro de produção de conhecimentos e soluções ambientais para a cidade e para o campo. Um espaço concebido para experimentar as diversas formas de valorização dos resíduos e sua reinserção nos ciclos de um modo economicamente inclusivo, ambientalmente amigável e socialmente responsável.

PREMISSAS

  • INTEGRAÇÃO COM O ENTORNO E REGIÃO – Observar as sutilezas locais, as possibilidades intermunicipais e regionais para articulações territoriais e institucionais de ações ligadas à esta iniciativa.
  • INTEGRAR SABERES – Conhecimento tradicional aliado ao conhecimento acadêmico; teoria e prática; extensão e investigação
  • FORMAR E CAPACITAR – Gestores, técnicos e lideranças
  • OBSERVAR E DEBATER POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS – Promover encontros, organizar e disponibilizar informações acerca do tratamento dos resíduos urbanos com inclusão socioprodutiva e demais temas centrais à vida, ao planeta.
  • DESENVOLVER E DIFUNDIR TECNOLOGIAS SÓCIOAMBIENTAIS:
  • Tecnologias sociais – O protagonismo dos catadores e a capacidade transformadora da coleta seletiva solidária
  • Energias Limpas e Renováveis – A energia solar e de biomassa e outras formas de experimentações;
  • Captura de Carbono – O sequestro de carbono em solos de pastagens, agricultura e florestas.
  • Preservação Ambiental – A preservação das águas, solos, da biodiversidade local e regional aliada à manutenção e criação de conectividades ecológicas
705

Promover um novo modelo de desenvolvimento da cadeia da reciclagem e do cooperativismo solidário baseado na valorização de bens e serviços (economia da funcionalidade e cooperação), valorizando todos os resíduos gerados (economia circular), criando novas oportunidades de trabalho e renda (economia popular solidária) para um mundo em transição.

capa-livreto-ciclos

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA