novembro 8, 2012 Nenhum Comentário

PROJETO NOVO CICLO SUL DE MINAS

O PROJETO NOVO CICLO- SUL DE MINAS representa um passo estratégico para a conclusão do processo organizativo dos catadores, tendo como ações a implantação e o fortalecimento dos programas de coleta seletiva solidária, a capacitação técnica, a educação ambiental e mobilização social e a criação da COOPERATIVA DA REDE REGIONAL SUL DE MINAS. Um passo decisivo para contribuir na integração das ações entre o poder público, a sociedade e as organizações de catadores. A iniciativa atende ao Marco Legal da Política Nacional de Resíduos Sólidos- Lei 12.305/10.

COMO COMEÇOU

No ano de 2010, O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em parceria com a Fundação Banco do Brasil, no âmbito do Projeto Cataforte (TEM-SENAES-FBB) realizaram um amplo processo formativo dos catadores de Minas Gerais.

No sul de Minas foram capacitados 130 (cento e trinta) lideranças de catadores, representando 24 (vinte e quatro) associações e cooperativas de 22 municípios. Integrado ao processo formativo, foi realizado um diagnóstico situacional dos empreendimentos, oficinas temáticas e visitas técnicas, resultando na elaboração do Plano Regional de Atuação em Redes.

Os dados apontaram para um forte potencial de crescimento a partir de ações voltadas para a implantação de programas locais de coleta seletiva, melhoria da logística  e da infraestrutura existente, possibilitando a geração de novos postos de trabalho,  melhoria da renda e condições de vida dos catadores, além da qualidade ambiental das cidades participantes.

PARCERIA E FORTALECIMENTO

Com base nos estudos, o INSEA e o MNCR iniciaram o diálogo com o GRUPO DANONE, que possui duas unidades industriais na região, para apoio a este segmento tendo como referência o compromisso ambiental e social da empresa e a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

A COOPERATIVA REDE REGIONAL SUL DE MINAS, através do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas Minas, é uma importante iniciativa para os municípios atenderem a nova legislação ambiental e uma significativa contribuição ao desenvolvimento humano e social dos catadores de materiais recicláveis. A construção de um mundo melhor para todos começa com o cuidado com o meio ambiente e as pessoas!

PROJETO NOVO CICLO SUL DE MINAS: CIDADES INTEGRANTES

MUNICÍPIO EMPREENDIMENTO
Lavras ACAMAR
Pouso Alegre ACAMPA e RECICLA ALEGRE
Passa Quatro ACAMPAQ
Três Corações ACAMTC
Poços de Caldas AÇÃO RECICLAR E ASSOSUL
Itajubá ACIMAR
Cachoeira de Minas ACLAMA
Alfenas ACOMARE
São Sebastião do Paraíso ACOMARP
Machado AMARE
Piranguinho ASCARPI
Campanha ASCORCAMP
Passos ASSOCIAÇÃO COCARES DO SUDOESTE MINEIRO
Três Pontas ATREMAR
Jacutinga COOPERATIVA P. R. JACUTINGA
Monte Sião COOOPERATIVA R. MONTE SIÃO
Varginha COOP-ETE
São Lourenço COOPRECI
Elói Mendes DEUSANARA
Piranguçu UNIÃO DOS CATADORES DE PIRANGUÇU
Guaxupé VIDA NOVA
Boa Esperança
Cambuquira

 

Veja aqui a publicação da Revista Novo Ciclo. Clique Aqui!

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA