capa-Novo_Ciclo-insea
novembro 29, 2014 Nenhum Comentário

Novo Ciclo

O PROJETO NOVO CICLO- SUL DE MINAS representa um passo estratégico para a conclusão do processo organizativo dos catadores, tendo como ações a implantação e o fortalecimento dos programas de coleta seletiva solidária, a capacitação técnica, a educação ambiental e mobilização social e a criação da COOPERATIVA DA REDE REGIONAL SUL DE MINAS. Um passo decisivo para contribuir na integração das ações entre o poder público, a sociedade e as organizações de catadores. A iniciativa atende ao Marco Legal da Política Nacional de Resíduos Sólidos- Lei 12.305/10.

COMO COMEÇOU

No ano de 2010, O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) em parceria com a Fundação Banco do Brasil, no âmbito do Projeto Cataforte (TEM-SENAES-FBB) realizaram um amplo processo formativo dos catadores de Minas Gerais.

No sul de Minas foram capacitados 130 (cento e trinta) lideranças de catadores, representando 24 (vinte e quatro) associações e cooperativas de 22 municípios. Integrado ao processo formativo, foi realizado um diagnóstico situacional dos empreendimentos, oficinas temáticas e visitas técnicas, resultando na elaboração do Plano Regional de Atuação em Redes.

Os dados apontaram para um forte potencial de crescimento a partir de ações voltadas para a implantação de programas locais de coleta seletiva, melhoria da logística  e da infraestrutura existente, possibilitando a geração de novos postos de trabalho,  melhoria da renda e condições de vida dos catadores, além da qualidade ambiental das cidades participantes.

PARCERIA E FORTALECIMENTO

Com base nos estudos, o INSEA e o MNCR iniciaram o diálogo com o GRUPO DANONE, que possui duas unidades industriais na região, para apoio a este segmento tendo como referência o compromisso ambiental e social da empresa e a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

A COOPERATIVA REDE REGIONAL SUL DE MINAS, através do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas Minas, é uma importante iniciativa para os municípios atenderem a nova legislação ambiental e uma significativa contribuição ao desenvolvimento humano e social dos catadores de materiais recicláveis. A construção de um mundo melhor para todos começa com o cuidado com o meio ambiente e as pessoas!

participanteste-Novo_Ciclo-insea

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA