março 7, 2013 2 Comentários

PREFEITURA DE JANUÁRIA E INSEA FIRMAM PARCERIA

ALIANÇA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Manoel Jorge de Castro (prefeito de Januária) esteve reunido, ontem (06),  com Luciano Marcos (Diretor Presidente do Insea) e Luiz  Henrique da Silva (Coordenação do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR) . O encontro, que aconteceu na sede do INSEA, tem o objetivo de efetivar ações municipais focadas no desenvolvimento socioambiental, tendo em vista a implementação da coleta seletiva solidária.

Segundo Manoel Jorge, o município ainda vive o grande desafio de conviver com o lixão. “Assumimos a prefeitura há (02) dois meses e queremos mudar esta realidade. Estamos aqui no INSEA  para estabelecermos a parceria para a implantação da coleta seletiva que gere renda para os catadores e o povo do município”, declarou o prefeito.

Com uma população de cerca de 70.000 (setenta mil) habitantes, a cidade de Januária fica localizada no Norte de Minas Gerais (região do Rio São Francisco). No Norte de Minas, o INSEA assessora, mobiliza  e articula os municípios para um trabalho local e em rede de eliminação dos lixões, promoção da coleta seletiva solidária e valorização dos catadores.

ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE

A busca por parcerias com os diversos atores locais garante eficácia nas intervenções. Neste sentido, o prefeito de Januária aponta o início das atividades com o diálogo com toda a sociedade. “Vamos buscar o envolvimento de toda a cidade”, afirma Manoel Jorge. Para ele é fundamental que associações comunitárias, igrejas, escolas, empresas, população da cidade e da zona rural e  lideranças se somem a  mobilização para o trabalho da coleta seletiva.

Afirmando o princípio de que o município é de responsabilidade de todos, o prefeito vê com entusiasmo a vontade de toda a sociedade em contribuir com as questões ambientais.  “Não dá para conviver com a realidade do lixo como está”, argumenta Manoel Jorge. E arremata “o papel da prefeitura é mobilizar a sociedade.”

Valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis. O prefeito de Januária  afirma que o momento é de aprofundar o diálogo. “Vamos chamar os catadores para uma conversa, iniciar o planejamento, darmos estrutura e definirmos uma agenda efetiva”, aponta. Para o gestor é fundamental que a prefeitura seja parceira pública municipal dos catadores e do projeto da coleta seletiva solidária.

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA

Comments

    Lorenza

    Que bacana! Torço para que deslanche esta parceria! Doida para ler esta mesma notícia agora com a cidade de ITACARAMBI aí do ladinho de Januária!:0)
    Nós do projeto Rondon estamos sempre na torcida e no apoio!

    Antônio Coquito

    Olá Lorenza

    Bom dia!

    Agradecemos o contato com o INSEA!

    Obrigado pelas considerações!

    Em relação ao município de Itacarambi, vocês podem articular o início do processo constituindo o Fórum Lixo e Cidadania (mobilzação intersetorial – sociedade civil, governo, igrejas, escolas, igrejas etc- para atuarem na temática). O Insea pode ser parceiro neste processo!

    Vou passar seu e-mail para a assessora do Inse na região. O nome dela é Janaelli Neri.

    Estamos à disposição!

    Com nosso abraço

    Antônio Coquito
    Jornalista Profissional MG06239JP
    Especialista em Marketing e Comunicação
    Assessor de Comunicação INSEA
    R. Minduri, 492- Bairro Santa Inês
    Fone: (31) 3295.7270
    E-mail: [email protected]
    Site: http://www.insea.org.br

Comments are closed.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA