IMG_3929
dezembro 22, 2017 Nenhum Comentário

PARQUE DA RECICLAGEM POPULAR INTEGRARÁ CONHECIMENTO E COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE INCLUSIVA

O Ciclo – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular surge como proposta inovadora na convergência  de conhecimentos das questões socioambientais e da gestão de resíduos. O parque será instalado em uma área doada pela Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) em Esmeraldas- MG, cujo documento foi assinado em solenidade, no último dia 20.  A iniciativa do CICLOS é do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável –INSEA e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. São parceiros do Projeto o Governo de Minas, a Prefeitura de Esmeraldas, a Rede Cataunidos e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS. Num espaço de 44 ha (quarenta e quatro hectares), o local será adequado para receber catadores de matérias recicláveis, gestores públicos, empresas, faculdades e universidade,  pesquisadoras, cientistas, estudantes e interessados  na temática de resíduos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.  Todos os processos do Projeto Ciclos centram no respeito ao ecossistema e a biodiversidade.

COMPROMISSO COM A POLITICA SOCIOAMBIENTAL

A concepção do Parque Tecnológico CICLOS é resultado de cinco anos de estudos, pesquisas, intercâmbios realizados visando promover a reciclagem como a melhor solução técnica para a gestão dos resíduos sólidos urbanos municipais, com foco na educação ambiental da população e disseminação de tecnologias sociais focadas na valorização da cadeia de serviços e valores que a reciclagem proporciona. Para o diretor do Insea, Luciano Marcos, que coordena as ações o CICLOS vai proporcionar aos diferentes agentes sociais uma visão integrada das diversas possibilidades de desenvolvimento local integrada num modelo colaborativo e de economia circular.

O Parque Tecnológico significa um importante passo na agenda política da sustentabilidade no Brasil. Maria Tereza Lara, presidente da Fucam-MG, considera que o projeto traz “ olhar concreto  para a necessidade da redução dos efeitos climáticos, do cuidado com o planeta, na gestão e destinação correta dos resíduos e da necessidade de compreensão ampla  de valorizar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.” Analisando o comprometimento do cidadão de Minas,  ela esclarece que “nos Fóruns Regionais, a sociedade pautou a reciclagem  como prioridade para a política do governo estadual.”  Sendo assim, a presidente defende que o Projeto do Parque já nasce como o  apoio da população.

POLO DIFUSOR DO CONHECIMENTO

O Parque, ao aglutinar o saber das questões socioambientais, proporcionará a difusão de experiências aplicáveis e replicáveis.  Luiz Henrique da Silva, catador e membro da direção do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNR) esclarece que “o espaço será um difusor do conhecimento a partir da experiência prática.” Luiz avalia que “será uma estrutura voltada  para agentes, técnicos e gestores públicos etc. na implantação das politicas de resíduos.” Desta forma, o membro do MNCR considera que “Minas Gerais pode ser tornar o primeiro estado a garantir da implementação das Políticas Municipais de Gestão de Resíduos – PMGRs em todos os municípios.”

A gestão socioambiental prevista na PMGRs coloca a necessidade de que os administradores municipais assumam uma agenda de compromissos. Luiz explica que “o Parque será um espaço intersetorial nos diversos temas dos  resíduos e da agenda ambiental. Portanto, um espaço de estudo, pesquisa, atendimento, trabalho e integração de gestores,  empresas, acadêmicos e a sociedade.”

 

Matérria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação INSEA

Foto: Antônio Coquito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA