Entrega de uniformes ASMAC (6)
janeiro 10, 2019 Nenhum Comentário

Parceria com a ABIHPEC traz renovação às cooperativas de catadores

Catadores associados à ASMAC (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Contagem) começaram 2019 de uniforme novo. A reposição de peças do vestuário de catadoras e catadores, feita no dia 19 de dezembro, faz parte das ações do programa de responsabilidade pós-consumo de embalagens “Dê a mão para o futuro: Reciclagem, trabalho e renda”, realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e afins) e a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos).

Foram entregues a cada associado um conjunto de calça e blusa de manga curta e também um conjunto para a temporada de frio. “Os uniformes desgastam muito pelo tipo de atividade que realizamos e é importante termos boa aparência para realizar a coleta seletiva junto à população. Os novos uniformes chegaram em boa hora e serão muito bem aproveitados no próximo ano”, avalia Marlene Lourenço Pereira, coordenadora da equipe Novo Riacho da ASMAC.

Contando com a assessoria técnica do INSEA, o programa envolve outras duas associações de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais: a ASCAMP em Pará de Minas e a COOPERT em Itaúna; além de quatro cooperativas em Manaus, no Amazonas: Recicla Manaus, Nova Recicla, Eco-Cooperativa e COOPCAMARE. A parceria foi iniciada em 2015 e renovada em 2017 por mais três anos, com valor variável entre as cooperativas, conforme a produtividade de cada uma.

 

RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO

O programa se encaixa na legislação de logística reversa de embalagens, atendendo à lei federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o decreto regulamentar nº 7.404/2010 e o acordo setorial para implementação do sistema de logística reversa de embalagens, em geral firmado com o Ministério do Meio Ambiente. Na legislação, cabe às empresas produtoras de bens de consumo a responsabilidade da destinação correta das embalagens e o reconhecimento das cooperativas como aliadas. O objetivo do programa “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda” é promover a capacitação técnica e organizativa das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis visando o seu aprimoramento técnico e a ampliação da capacidade produtiva, gerencial e de vitalidade associativa.

Além da assessoria técnica o programa viabiliza investimentos na infraestrutura das associações e disponibiliza instrumentos de mobilização social (panfletos, carro de som, imãs de geladeira, camisetas) com o intuito de fortalecer os programas de coleta seletiva nos municípios de forma a viabilizar o aumento da produção e consequentemente melhorar a renda dos catadores de materiais recicláveis.

 

INVESTIMENTOS

O programa realiza investimentos nas cooperativas participantes, fortalecendo a infraestrutura para o desenvolvimento do trabalho, como aquisição de equipamentos (prensas, balanças, empilhadeiras, esteiras, entre outros), compra de veículos para expansão da coleta seletiva municipal e ações de educação ambiental.

Para o desenvolvimento profissional, os empreendimentos recebem assistência técnica permanente e capacitação, possibilitando o desenvolvimento da autogestão e eficiência, a partir dos conhecimentos do INSEA.

As três associações contam com recursos para investir em novas melhorias até meados de 2020 e definirão as prioridades já no início de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA