oris-reuniao-insea
agosto 21, 2015 Nenhum Comentário

ORIS trata sobre Fóruns Regionais

Membros do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) se encontraram na última quarta-feira, 19/08/2015, no Espaço Reciclo (Rua da Bahia, 2164 – Lourdes). A reunião contou com a participação do Subsecretário da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais, Fernando Tadeu, e da Assessora da SEDESE, Darklane Rodrigues, que falaram sobre os Fóruns Regionais que estão sendo criados em todo estado de Minas Gerais com o objetivo de garantir a participação de toda a população na construção das políticas públicas.

O Programa vai ser instalado nas 17 regiões que abrange o Estado, chamadas de Territórios de Desenvolvimento. Cada região receberá um fórum regional com reuniões presenciais. Atualmente está sendo feito, por meio de preenchimento de formulários, um diagnóstico de cada território. Desta forma as principais necessidades de cada região estão sendo apontadas pelos próprios cidadãos e serão temas dos fóruns regionais.

O formulário, que está disponível no site www.forunsregionais.mg.gov.br/foruns, deve ser preenchido preferencialmente de forma coletiva. Estão sendo solicitados os dados pessoais, a região na qual faz parte, os eixos e áreas afins e o detalhamento do problema ou necessidade do movimento e/ou região que está representando.

Durante a reunião do ORIS, os participantes levantaram os possíveis eixos que possam atender aos interesses dos catadores, tais como: do desenvolvimento da cadeia da reciclagem, do meio ambiente, tratamento adequado dos resíduos sólidos, desenvolvimento econômico dos catadores, dentre outros. Quatro grupos de trabalhos foram criados para desenvolver as propostas, junto aos catadores.

Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG

Outro assunto que esteve em pauta na reunião foi o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), instrumento normatizador do planejamento da administração pública de médio prazo.

O PPAG define qual será o escopo de atuação do Estado para um período de quatro anos, ou seja, define os programas e ações de governo, com suas respectivas metas físicas e orçamentárias, que serão executados durante esse período. As propostas deverão ser apresentadas no mês de setembro (data e local ainda serão divulgados).

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA