insea-oris-discute_sobre_organicos_bioenergia
abril 9, 2015 1 Comentário

ORIS discute sobre orgânicos e bioenergia

O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária, ORIS, realizou na última quarta-feira, 08/04/2015, uma reunião do 1º Ciclo de Estudos/2015. Dentre os participantes estavam presentes o membro da coordenação do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC), Ary Pereira, o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu e Presidente da ABIOGÁS, Cicero Blay, o Coordenador do Programa para os Catadores da América Latina pela WIEGO, Frederico Parra, representantes da Coordenação Nacional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), dentre outros.

O Diretor-Presidente do instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Luciano Marcos, deu as boas-vindas aos presentes. A Doutorando Karina Souza apresentou um estudo sobre o tratamento de resíduos sólidos orgânicos em alguns estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, São Paulo, e em Portugal e outros países da Europa. Karina apresentou também diferentes maneiras de compostagem dos resíduos. “As tecnologias devem ser usadas de forma funcional, atendendo as demandas, muitas vezes em pequeno porte”, disse.

O Presidente da ABIOGÁS, Cícero Blay, falou sobre a importância de investir no tratamento dos resíduos orgânicos e o reaproveitamento desse material na produção do Biogás. “É necessário que os catadores não percam mais tempo e passem a dar a importância devida ao resíduo orgânico. A Bioenergia é uma opção real para que os catadores possam agregar crescimento à economia das associações e cooperativas”, disse. Além de aumentar os ganhos com o tratamento de orgânicos, Cícero também apontou soluções como a comercialização dos materiais recicláveis já em um primeiro estágio de industrialização, o que agregaria valor ao material.

Cícero apresentou um estudo feito em um aterro sanitário na cidade de Curitiba que já está desativado. O aterro recebeu resíduos urbanos durante 10 anos, quando esgotou a sua capacidade, hoje é um importante produtor de Biogás. O especialista também apontou possíveis aplicações do Biogás nas organizações dos catadores como, por exemplo, atender a demanda energética de parques de reciclagem, abastecimento de caminhões, além da venda do próprio.

Outra importante participação na reunião foi do Coordenador do CIISC, Ary Pereira, que demonstrou vontade de avançar com as políticas e projetos junto ao MNCR, mantendo um diálogo permanente com os catadores. O Coordenador falou da importância de caminhar com o projeto Cataforte. “Temos que fazer uma força tarefa para progredir com o Cataforte. Não podemos, de forma alguma, deixar que este valor emprenhado volte para o tesouro nacional”, disse Ary. Ele também falou da importância do ORIS no desenvolvimento de projetos para o tratamento de resíduos. “A gente quer que o Observatório ganhe cada vez mais força para que possa subsidiar o governo com tecnologias e boas ideias”, completou.

O representante do MNCR, Alex Cardoso, fechou o encontro com uma fala exaltando a necessidade do Movimento estar unido em busca de uma política de fato democrática que atenda as demandas dos movimentos sociais.

Comments

    Armando Octaviano Júnior

    Mais uma forma de distribuição de renda,defesa do nosso meio ambiente e acima de tudo,
    viabilizarmos uma nova maneira de tratamento dos resíduos sólidos nestev país.
    Parabéns pela iniciativa!!!!

Comments are closed.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA