Reunião abre atividades do ORIS em 2020. Texto e fotos: Brígida Alvim
fevereiro 5, 2020 Nenhum Comentário

ORIS abre o ano debatendo desafios e oportunidades

Primeira reunião do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária em 2020 contou com dicas de Rhonda Douglas sobre estratégias de captação

Reunião abre atividades do ORIS em 2020. Texto e fotos: Brígida Alvim

Primeira reunião do ORIS em 2020. Texto e fotos: Brígida Alvim

Abrindo as atividades de 2020, o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS realizou a primeira reunião do ano, na tarde de 3 de fevereiro de 2020, na sede do INSEA. As discussões trataram de temas importantes para o avanço das pautas de desenvolvimento da reciclagem no Brasil, considerando os desafios para organizações de catadores de materiais recicláveis e para instituições de apoio à categoria.

Abordando “Desafios e oportunidades da captação de recursos e atual cenário da conjuntura brasileira”, o encontro recebeu como convidada a canadense Rondha Douglas, coordenadora global de estratégias na WIEGO, instituição que atua fortalecendo trabalhadores e a economia informal em várias partes do mundo, e compõe a rede do ORIS.

Rhonda Douglas integra a equipe do grupo operacional da WIEGO e possui larga experiência em planejamento estratégico e captação de recursos. Na reunião, ela traçou o cenário dos últimos dez anos e as tendências seguidas por governos e fundações de cooperação internacional perante a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030. Ela destacou que “61% dos trabalhadores do mundo são informais” e dentre eles estão os catadores de materiais recicláveis. No Brasil, a categoria representa um contingente de mais de um milhão de pessoas que obtém seu sustento do trabalho nas ruas e galpões de triagem.

Rhonda Douglas Wiego1

Rhonda Douglas cita estratégias para alavancar desenvolvimento sustentável

Rhonda observa que a configuração da Agenda de Desenvolvimento 2030 é feita por quem está no centro, levando as periferias a se adaptarem ao que é traçado e destinado a elas. “Por isso, o trabalho de organizações de fomento socioambiental nos países mais pobres é muito importante para ajudar a direcionar ações e soluções rumo a um real desenvolvimento sustentável de impacto mundial”, pondera.

Reconhecendo a competência do ORIS em fomentar o desenvolvimento da cadeia da reciclagem com inclusão de catadores no Brasil e em criar ecossistemas sustentáveis, como é o caso da Rede Lixo Zero Santa Tereza, Rhonda recomenda algumas frentes com potencial de facilitar a captação para avanço das iniciativas: a construção de relações duráveis com cooperações internacionais; o alinhamento das ações e discursos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas específicas da Agenda 2030; fazer alianças com organizações de países vizinhos, para disseminar experiências bem sucedidas e ser multiplicador de uma mudança sistêmica na América Latina; e, por último, atenção a incentivos voltados para fortalecer a sociedade civil diante de perdas e ameaças postas pela conjuntura política do país.  “A ascensão da extrema direita está sendo observada mundialmente e há cooperações interessadas em apoiar populações submetidas a governos opressores. Neste sentido, o contexto do Brasil é favorável para a captação”, ressalta Rhonda.

Luciano Marcos da Silva, da coordenação do ORIS e do INSEA, pontuou parcerias já em curso com a França, Alemanha, Inglaterra e Áustria, que vem promovendo importantes cooperações de trocas e conhecimentos.  “Diante das dificuldades de financiamento, temos buscado fortalecer as parcerias e percorrer caminhos para a auto-sustentabilidade, por meio do cooperativismo e da economia solidária. Nesse sentido, há muitas idéias e ações previstas para 2020. A luta continua!”, anuncia.

Literatura

Rhonda_escritoraAlém de consultora e coordenadora global de estratégias, Rhonda Douglas é uma poeta canadense premiada, escritora de ficção e mentora de escritores. Ela é autora de Welcome to the Circus (Freehand Books, 2015), How to Love a Lonely Man (Apt. 9 Press, 2013), e Em alguns dias eu acho que sei coisas: The Cassandra Poems (Signature Editions, 2008). Seus escritos foram publicados em todo o Canadá e ganharam prêmios da The Malahat Review, Arc Poetry Magazine, Prairie Fire e Room Magazine, entre outros. Em 2012, Rhonda recebeu seu MFA em Escrita Criativa pela Universidade da Colúmbia Britânica. Ela também é aluna da Humber School for Writers e do Banff Center Writing Studio. Rhonda vive em Ottawa, Ontário.
Quer saber mais sobre a literatura de Rhonda Douglas? Acesse o site da escritora.

Rede ORIS

ORISO Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS – é um espaço de produção e gestão do conhecimento para promoção da reciclagem inclusiva e difusão de soluções técnicas para o problema do lixo urbano. O ORIS procura integrar os conhecimentos acadêmicos, com o saber técnico e prático para gerar novos conhecimentos. Criado em 2012 em BH, é hoje uma rede formada pelas seguintes organizações: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS, Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, WIEGO Internacional, Movimento Nossa BH, Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – ANCAT, Instituto Sustentar e o Programa AmbientAÇÃO da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). O ORIS realiza reuniões mensais e diversas atividades anuais, como seminários, ciclos de estudos, pesquisas, intercâmbios e assessoria às organizações de catadores do Brasil.

Mais sobre o ORIS

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA