janeiro 15, 2013 Nenhum Comentário

O BRASIL SE PREPARA PARA AS CONFERÊNCIAS DE MEIO AMBIENTE

 

Produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais e geração de emprego e renda são os temas que estarão em foco nas Conferências de Meio Ambiente, neste ano, em todo o território nacional.  As conferências, que são espaços de interlocuções – governo, sociedade civil e empresas – em suas diversas etapas terão o objetivo de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em 2013, a Conferência lança o convite “Vamos Cuidar do Brasil”. Como este lema, todos somos chamados a mobilizar para os debates e proposições,  refletindo e contribuindo  com o desenvolvimento socioambiental e a qualidade de vida no país.  O movimento promovido pelas conferências tem importância fundamental na participação democrática e na percepção da realidade brasileira no que se refere às questões do meio ambiente.

As conferências reúnem neste amplo debate, na convergência de discussões e proposições, organizações não governamentais (ONGs), organizações governamentais (OGs), poder público, empresas, comunidade acadêmica, cooperativas e/ou associações de catadores de materiais recicláveis, comunidades indígenas e tradicionais, entidades de trabalhadores e movimentos sociais.

AGENDA DAS CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIAS – AGENDA E ETAPAS

LIVRE E VIRTUAL:  De janeiro a setembro

. A Conferência Livre  acontece no condomínio, na rua, no bairro e nos locais de trabalho. A convocação pode ser feita pela Associação Comunitária, pelo Sindicato ou por moradores interesssados em contribuir nos debates da conferência.  A Conferência  Livre, que tem o objetivo de reunir propostas do cidadão no cuidado com os resíduos solidos e meio ambiente,  reúne propostas a serem encaminhadas às etapas municipais, regionais, estaduais e nacional. 

. A Conferência Virtual, que tem o objetivo de promover o debate virtual, videoconferências etc, pode ser organizada por um qualquer grupo de pessoas ou representações governamentais interessadas no debate sobre o tema da Conferência. As propostas da Conferência Virtual são encaminhadas por meio eletrônico às etapas estaduais e nacionais das Conferências.

MUNICIPAIS, REGIONAIS E ESTADUAIS: De fevereiro a Agosto

.A Conferência Municipal é realizada num só  município

.A Conferência Regional é organizada por um conjunto de municípios

 

ESTADUAL: De maio a Setembro

.A Conferência Estadual é realizada em cada estado, com a participação de delegados que são eleitos nas conferências municipais e /ou regionais

 

NACIONAL: 24 a 27 de outubro

.A Conferência Nacional é o ponto maior do debate. Nela reúne-se os resultados de todas as etapas anteriores, apontando para políticas públicas para todo o país.

 

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA

Rua Minduri, 492

Bairro Santa Inês

Belo Horizonte – MG

CEP.:31080.770 Site:

www.insea.org.br E-mail:

[email protected]

Telefone/ Fax : (31) 3295.7270

 

Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA