Mutirao Brumadinho - Destaque
fevereiro 25, 2019 Nenhum Comentário

Mutirão de apoio aos catadores de Brumadinho

Força-tarefa de catadores e técnicos para ajudar a ASCAVAP

Mutirão reuniu catadores de várias associações e cooperativas. Fotos: Gilberto Chagas

Mutirão reuniu catadores de várias associações e cooperativas. Fotos: Gilberto Chagas

Nessa segunda-feira, 25 de fevereiro, dia em que completaram 30 dias do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale em Córrego do Feijão, a solidariedade marcou presença no Mutirão de apoio emergencial aos trabalhadores da coleta seletiva de Brumadinho. Como toda a população local, atingida direta ou indiretamente pela tragédia, há um mês os catadores de materiais recicláveis enfrentam traumas como perda de familiares e dificuldades de acesso ao trabalho.

As consequências acarretam desmotivação, queda da produtividade e de renda da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Paraopeba (ASCAVAP), que conta com 26 profissionais, entre mulheres e homens. O mutirão solidário contou com 13 catadores de outras associações e cidades, ligadas à Rede Cataunidos, da qual a ASCAVAP faz parte, para ajudar os colegas a recuperarem seus ganhos e autoestima. De segunda a quinta-feira dessa semana, 25 a 28/02, os voluntários reforçam o grupo compartilhando técnicas e esforços na triagem do material acumulado, para potencializar as vendas e aumentar a renda de forma rápida e compensatória.

Mutirao Brumadinho - Interna 1

INSEA e MNCR em diálogo com catadores

Além de otimizar a triagem, o mutirão solidário inclui assessoria técnica de gestão, estudo de impacto, diálogos e dinâmicas acolhedoras. Junto à Rede Cataunidos, estão empenhados nesse conjunto de ações: o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Social (ORIS).

Confira as fotos do primeiro dia do Mutirão de apoio à ASCAVAP, feitas pelo fotógrafo, catador e liderança do MNCR, Gilberto Chagas:

Fotos Mutirão Brumadinho

Um mês da tragédia em Brumadinho

Mutirao Brumadinho - Interna 4No final da tarde, o mutirão de trabalhadores, técnicos e lideranças do movimento de catadores de materiais recicláveis foi às ruas caminhar junto com a população vitimada pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, causado pela mineradora Vale em Brumadinho. No ato que marcou um mês deste crime ambiental, a comunidade caminhou junto a apoiadores pelo centro da cidade, carregando cartazes, fotos e homenageando à todas as pessoas mortas e desaparecidas na tragédia, que tiveram seus nomes citados.

Um momento de muita dor e emoção, em que caminhamos juntos com a população de Brumadinho clamando por justiça.

Confira as fotos de Gilberto Chagas, neste link: Ato de 1 mês do crime ambiental em Brumadinho

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA