março 14, 2013 Nenhum Comentário

MATEUS LEME AVANÇA NA COLETA SELETIVA

A parceria tem sido tônica forte na implementação da coleta seletiva solidária em Mateus Leme na Região Metropolitana de Belo Horizonte (61 km da capital). Unidos pelo mesmo propósito – Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme (ASCALEME), Insea, Prefeitura Municipal, Conselhos de Políticas Públicas, Ministério Público (MP) e empresas socialmente responsáveis têm somado forças para ações efetivas na cidade. A equipe do Insea, através da Rede Cataunidos, tem contribuído com o processo de mobilização na região.

A estruturação da ASCALEME ganha força. Com a chegada do novo caminhão, o trabalho dos catadores de materiais recicláveis da cidade tem novo marco. Resultado do investimento parceiro dos financiadores do projeto Cataforte – Logística Solidária – a Fundação Banco do Brasil (FBB), Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) e Petrobrás – o veículo foi entre a comunidade no final do mês de fevereiro.  

SONHO REALIZADO

Eliana Oliveira da Cruz, presidente da ASCALEME, define a chegada do caminhão  como a concretização de um sonho. “Antes, tínhamos que dividir,ou seja, trabalhávamos com um que era requisitado para outras funções dentro do município pela administração.” explica. Tudo muda com o novo equipamento. Eliana comemora. “Agora faremos a coleta todos os dias com o caminhão que é de uso exclusivo da Associação”, comenta.

Processo iniciado em 2010, a reestruturação da gestão de resíduos ganha força com o veículo. O secretário municipal de meio ambiente Elvis Gaia admite que a cidade está no caminho certo ao reforçar as parcerias intersetoriais. “Incentivar o trabalho de forma adequada, permitindo mais autonomia dos catadores, permanência nos roteiros de coleta e, consequentemente mais economia de recursos”, são vistos por ele como pontos fundamentais no incremento da coleta municipal.

AÇÃO INTEGRADA

A Cataunidos fortalece a atuação da ASCALEME.  Definida como de extrema importância, Eliane afirma que a parceria proporcionou inúmeros avanços. “Recebemos equipamentos como prensa, carrinho e, agora o caminhão – todos fundamentais para o nosso trabalho”, reconhece a presidente da Associação.

A atuação integrada potencializa as ações no município.  O secretário Gaia afirma que a Rede Cataunidos contribui para a inserção das associações nas discussões estadual e federal. Para ele, “ a presença  na Rede vem fortalecer o programa da coleta seletiva na cidade.” A constatação do secretário é enaltecida na percepção de que o desenvolvimento de políticas integradas é forma eficaz de tornar possível a mudança de realidades.[quote style=”style1″]”Todos os atores sociais são importantes no processo de garantir a sustentabilidade na mobilização dos catadores e implantação da coleta seletiva”, reconhece.[/quote] .

COMUNIDADE ENVOLVIDA

O envolvimento ativo da população garante a efetividade dos programas de conscientização ambiental e dos objetivos da coleta seletiva solidária.  “A participação da população na separação dos resíduos é fundamental para diminuir os impactos ambientais com a destinação adequada de resíduos; bem como, o apoio a causa dos catadores”, pondera o  secretário.

As ações implantadas em Mateus Leme contribuem para que cada cidadão seja um agente na defesa do meio ambiente. Eliana cita que o município realiza palestras nas escolas e panfletagem para a população. A chegada do caminhão trouxe ânimo novo. Ela afirma “em 2013, vamos fazer campanhas maiores, mostrando  à população a importância da coleta seletiva”.

CONHEÇA O TRABALHO DA ASCALEME                                                                                                 

Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme (ASCALEME)

Rua Araxá, 35 – Bairro João Paulo II – Mateus Leme – MG – CEP 35.670-000

Fone de contato: (31) 8503-2357

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA