Figura 1 - Manual Covid
junho 5, 2020 Nenhum Comentário

Manual Operacional – As atividades dos catadores e a Coleta Seletiva durante e após a pandemia da COVID-19

O presente manual operacional “AS ATIVIDADES DOS CATADORES E A COLETA SELETIVA DURANTE E APÓS A PANDEMIA DA COVID-19” tem como objetivo apresentar um conjunto de procedimentos e dispositivos para permitir que o trabalho dos catadores de materiais recicláveis seja realizado com segurança durante a pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Isso não quer dizer continuar a trabalhar nas mesmas condições, mas sim reorganizar as atividades de coleta, transporte, triagem, compactação, armazenagem e despacho para controlar os riscos de contaminação. Esse conjunto de procedimentos e dispositivos foi elaborado para ser utilizado pelos catadores organizados em cooperativas e também para os catadores autônomos, ambos profissionais que trabalham na linha de frente do sistema de coleta seletiva em municípios brasileiros e em outros vários países do mundo. Não se trata de minimizar a importância do distanciamento espacial, mas planejar a retomada da coleta seletiva nos municípios onde, por precaução, ela foi interrompida ou, onde ela continua, implementar medidas preventivas e condições sanitárias adequadas para evitar o contágio dos catadores.

O documento é resultado de um grupo de trabalho organizado no âmbito do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte (FMLC-BH), integrado por representantes das associações e cooperativas de catadores, técnicos da SLU, de ONGs e universidades e representantes de associações de moradores. As estratégias de retomada das operações e as ações de prevenção foram detalhadas com ajuda de especialistas em colaboração com os catadores e com ONGs e grupos de trabalho que os apoiam, em especial os participantes do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS). Entre as reuniões virtuais do grupo, foram pesquisadas orientações técnicas de especialistas e também as experiências de associações e cooperativas de catadores que continuaram a trabalhar, após terem adotado medidas de desinfecção dos materiais e de proteção dos catadores.

Acesse na íntegra o Manual Operacional – As atividades dos catadores e a Coleta Seletiva durante e após a pandemia da COVID-19:

MANUAL OPERACIONAL catadores na pandemia da COVID-19

 

 

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA