logistica
dezembro 6, 2016 Nenhum Comentário

Logística Reversa está entre os temas abordados no segundo dia da Expocatadores

Posted by:Márcio Martins

O segundo dia da Expocatadores iniciou com uma programação ampla. A Logística Reversa foi um dos temas abordados e contou com representantes do CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, Lideranças do MNCR, AMBEV Recicla, Tetra Pak e Lenum Ambiental.

A abertura foi realizada pelo Assessor Técnico da Associação Nacional dos Catadores, Dione Manetti, que explicou sobre o compromisso assumido pelas empresas e sua meta em diminuir em 22 % o volume das embalagens. Ele enfatizou aos catadores sobre a importância da cultura do diálogo. “Estamos trabalhando esse diálogo do MNCR em vários Estados e ele deve continuar presente. Essa expectativa é a expressão maior da capacidade de luta, construção e consciência que foram construídos por esta categoria”, destacou.

O diretor executivo do CEMPRE, André Vilhena, falou sobre a ampliação do setor empresarial e o importante relacionamento com o MNCR. “O Movimento deu uma voz que contribuiu para a definição de uma lei de políticas públicas, que inclui o catador no contexto da reciclagem”.

Alguns resultados e trajetórias foram apresentados pelas empresas presentes. Segundo Nícia Mafra, diretora da Lenum Ambiental, de 2012 a outubro de 2016, 683 cooperativas receberam apoio e 2.968 ações de estruturação foram realizadas. “ Além disso, foram atendidos 314 municípios, sendo 77 nas Capitais (RM, AU, RIDE) e 237 nas Ex-sede, em 22 Estados”, revela ao completar que para chegar a esse resultado existe um processo. “Existem, por exemplo, Instituições responsáveis pelo diagnóstico técnico e que desenvolvem diversas ações, realizadas de várias formas”, finaliza.

A especialista de resíduos pós consumo da AMBEV, Juliana Taguti, apresentou o Programa Ambev Recicla, que iniciou em 2011 e hoje impacta diretamente mais de 1.100 catadores, com trabalho, renda, treinamento, e oportunidades, e aproximadamente 3,5 milhões de pessoas direta e indiretamente, por meio de ações desenvolvidas junto às ONGs de educação ambiental, em sites e redes sociais. “Temos um trabalho de gestão muito forte e nosso objetivo é adaptar isto às cooperativas, garantindo produtividade, qualidade de vida e segurança. Atualmente são mais de 230 organizações inscritas, mais de 8 organizações selecionadas para a segunda etapa, mais de 6.600 km percorridos para visitar as organizações e associações e 3 finalistas que passaram a integrar o Programa”.

Os resultados do projeto “Cuidando do Futuro”- iniciativa da Tetra Pak voltada à melhoria da gestão junto a cooperativas de catadores de materiais recicláveis, foram apresentados pela Engenheira de Desenvolvimento Ambiental, Luana Pinheiro. “ Registramos um aumento de 17% na produtividade das cooperativas. É importante frisar o que está por traz da produtividade: são as pessoas, e este programa nasceu com o objetivo de aflorar lideranças novas, trabalhar melhor com os desafios e conflitos do dia a dia”, afirmou. Em sua terceira edição, 8 cooperativas do interior de São Paulo integram o programa. “Nossa meta é expandir para o restante do Brasil”, completou.

 

Fonte: expocatadores.com.br

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA