Flyer Sandro de Gasparo
agosto 26, 2019 Nenhum Comentário

Lições da França para Brumadinho, com Sandro De Gasparo

Sandro-DG-1-441x430Na próxima quinta-feira, 29 de agosto, o professor e consultor Sandro De Gasparo, do Laboratório Atemis da Universidade de Paris, estará em Brumadinho para expor e debater o tema: “Desenvolvimento Territorial de Brumadinho: o papel da Economia da Funcionalidade e da Cooperação na busca de alternativas à mineração”. O evento é realizado pelo INSEA e o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), em parceria com o movimento Eu Luto – Brumadinho Vive e as universidades UFMG e PUC Minas. Será de 19h às 22h, na Câmara Municipal, com entrada é franca. O público esperado é de técnicos, estudantes, professores, pesquisadores e a população de Brumadinho.

O italiano Sandro De Gasparo é professor de ergonomia na Universidade Paris I, pesquisador e consultor do Laboratoire d’Intervention et de Recherche ATEMIS. No formato palestra seguida de debate, ele vai compartilhar sua experiência de condução de projetos de desenvolvimento territorial na região francesa do Nord-Pas-de-Calais, após o fim da mineração de carvão, atividade da qual a região era dependente. A Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC) foi desenvolvida pela equipe do ATEMIS, tendo como ponto de partida a reconversão econômica dessa região.

Desdobramento

Professor Christian du TertreA iniciativa é um desdobramento do workshop ministrado pelo professor Christian Du Tertre, também do Atemis, em Brumadinho no dia 22 de abril deste ano.  Na ocasião, o professor descreveu “A experiência francesa na construção de novos modelos de desenvolvimento sem a mineração”, expôs exemplos e provocou os participantes a pensarem alternativas capazes de superar modelos econômicos que não consideram valores humanos e socioambientais. Segundo Du Tertre, esses são modelos que geram conseqüências desastrosas, como as que o município de Brumadinho vem sofrendo desde janeiro com o rompimento da Barragem da Vale em Córrego do Feijão.
Saiba mais sobre Economia da Circularidade, por Christian Du Tertre: clique aqui.

Agenda de atividades

A ida de Gasparo a Brumadinho faz parte de uma agenda de atividades do Laboratório Atemis neste semestre em Minas Gerais. A agenda começa nessa segunda-feira à tarde, 26, com a chegada dele em Belo Horizonte, e o Seminário Metodologia de Pesquisa: AET e psicodinâmica, na Escola de Engenharia da UFMG, de 13:30 às 17h. Já na terça-feira, 27, o professor participa do Seminário de Pesquisa: Apresentação de projetos de grupos de pesquisa da UFMG, também na Escola de Engenharia da UFMG, de 9h às 17h.

Na quinta-feira, 29, o professor ministra a oficina: “Acompanhamento de empreendimentos na EFC”, na PUC-Minas Campus Coração Eucarístico, antes de se deslocar para Brumadinho. Na sexta, ele retorna a Paris e no sábado (31) pela manhã, os participantes darão continuidade ao debate sem a presença de Sandro De Gasparo, com a “Oficina: Projetos de Desenvolvimento Territorial em Brumadinho alternativos à mineração”, no Espaço Arlete Karan, em Brumadinho.

Serviço

O que: Palestra Desenvolvimento Territorial de Brumadinho: o papel da Economia da Funcionalidade e da Cooperação na busca de alternativas à mineração” – com Sandro De Gasparo, do Laboratório Atemis da Universidade de Paris.
Quando: 29/08/19, quinta-feira, 19h às 22h.
Onde: Câmara Municipal de Brumadinho – Rua José Rodrigues da Silva, 95, bairro São Conrado.
Entrada gratuita, acesso livre.
Serão emitidos certificados a quem informar os dados completos na lista de presença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA